Como funciona os softwares de código aberto Open Source [RESUMO COMPLETO] - Triplos

Detalhe do blog

Home-Blog-Como funciona os softwares de código aberto Open Source [RESUMO COMPLETO]
software de código aberto resumo triplos tecnologia

Como funciona os softwares de código aberto Open Source [RESUMO COMPLETO]

Compartilhe:

Bom, de início, é necessário antes definir o que é Open Source, que na tradução livre significa “código aberto”.

O softwares Open Source (ou código aberto) são sistemas que funcionam como referência de um código-fonte, podendo ser adaptável de acordo com os objetivos da empresa.

Em grande parte dos casos, esses específicos softwares são disponibilizados pelos próprios criadores deles. Dessa maneira, qualquer pessoa pode ter acesso ao seu uso. Quer saber mais detalhadamente sobre? Então continue a ler esse artigo.

Definindo Open Source ou software de código aberto

Resumidamente, o software Open Source foi desenvolvido por Eric Raymond, em parceria com outras pessoas da OSI (Open Source Initiative). O objetivo com o software de código aberto era disponibilizar um software livre para as empresas.

O software de código aberto, portanto, é desenvolvido ao longo dos anos por uma comunidade internacional de profissionais em Tecnologia da Informação, que literalmente fazem um trabalho voluntário, a fim de proporcionar melhorias ao código originalmente desenvolvido.

software de código aberto e triplos tecnologia

Atribuições do software código aberto Open Source

A grande diferença do software de código aberto é a sua disponibilização e atualização. Enquanto as empresas cobram o usuário por um serviço de distribuição e atualização do sistema, o software open source é totalmente gratuito.

Usuário pode baixar e customizar

Com livre, presume-se gratuidade. Assim sendo, o software Open Source é aberto ao público. E além disso, o usuário poderá atualizá-lo e disponibilizá-lo aos demais que desejam os mesmos programas.

Código-fonte aberto

Dessa maneira, chegamos ao código-fonte, o epicentro de todo software Open Source. Em destaque, ele deve ser aberto para que demais programadores possam ter acesso e assim fazer atualizações, se necessário e também compartilhar com o público.

Distribuição da licença

Não há um agente dono da licença. Ela é definitivamente livre e de acesso ao público para as mais variadas necessidades. As diretrizes da licença original sempre devem ser mantidas em eventuais atualizações de voluntários.

Discriminação nula

Do office boy ao presidente de uma empresa. Todos podem utilizar o software livre, não importando condição social, financeira ou posição dentro de uma empresa, que, inclusive, também tem o direito de utilizar o código-fonte em seus trabalhos diários.

Liberdade de distribuição

O Open Source é aberto, e, portanto, livre. Sua distribuição é fundamentalmente livre para uso pessoal e comercial. O software pode até ser vendido após modificações realizadas, embora outras pessoas também tenham direito parte dele.

Vantagens do software de código aberto

  • Segurança para correção de problemas pela comunidade aberta de developers;
  • Transparência do código-fonte no acesso aos dados do sistema;
  • Conceito de que informação e inovação devem ser compartilhados com o grande público;
  • Expande sistemas e ferramentas antes restritas a um grupo privilegiado;
  • Grande parte dos softwares de código aberto são gratuitos, embora essa regra não seja uma exigência;

Exemplos de software Open Source

Os softwares Open Source estão mais presentes em sua vida do que você imaginou. Você já acessou muito o Mozilla Firefox, certo? Pois bem, ele é um sistema de código aberto!

E que tal o uso do Linux? Então, ele é o sistema Open Source mais famoso do mundo. O sistema operacional do pinguim é o grande concorrente do Microsoft Windows, e se trata de um software Open Source.

Por fim, temos ferramentas de edição de texto, como o LibreOffice, que se assemelha ao Microsoft Word, mas de uso livre e gratuito, sendo, sobretudo, utilizado por Universidades ao redor do mundo.

Dessa maneira, temos disponibilizados no mundo uma gama de developers dedicados a abranger o acesso à informação e à inovação. A importância dos softwares Open Source está nessa universalização da informação.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja também o nosso artigo sobre: Software Help Desk para te ajudar na rotina, Triplos Tecnologia

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário