O que é empreendedorismo e como surgiu? Tudo o que você precisa saber
Empreendedorismo é a palavra do momento há alguns bons anos. Muito atrelada a comandar uma empresa, investir nos negócios ou ainda coordenar uma equipe.
Bom, definir empreendedorismo é curioso, na realidade. Isso porque confrontar alguém sobre “o que é empreendedorismo” fará com que a pessoa se perca um pouco sobre o conceito.
Pois afinal, o que é empreendedorismo? Você conseguiria responder em poucas palavras? Bom, a Triplos tentou reunir o conceito mais prático sobre o que é empreendedorismo para fácil compreender mais detalhadamente sobre.
O que é empreendedorismo?
No dicionário, empreendedorismo refere-se ao ato de empreender, ou seja, resolver um problema ou ainda uma situação adversa.
Utilizado no meio empresarial, o empreendedorismo está relacionado, majoritariamente, com criação, produção e inovação.
Entretanto, o empreendedorismo também é identificar um problema e transformá-lo numa oportunidade de lucrar com o negócio.
Características comuns para o empreendedorismo
Para empreender, é preciso conhecer as características principais do empreendedorismo. Entre elas estão:
- Autoconfiança;
- Coragem;
- Otimismo;
- Resiliência;
- Liderança;
Acima de tudo, um empreendedor precisa ser um líder. Direcionar os caminhos e assim consolidar o seu negócio.
Como surgiu o empreendedorismo?
O ato de empreender surgiu em meados do século XVII, no início do processo de Industrialização desencadeada no Reino Unido, com a Primeira Revolução Industrial.
A mudança do sistema econômico do mercantilismo para o capitalismo gerou o aparecimento do que hoje conhecemos como empreendedores, que passaram a se distinguir dos acumuladores de capital.
Neste período, estes ainda iniciantes empreendedores faziam contatos com governantes, a fim de conseguirem financiamentos para seus produtos, porém arcando sempre com eventuais problemas e arriscando-se financeiramente.
Estes precursores do ato de empreender contribuíram com o desenvolvimento econômico e auxiliaram na descentralização do capital concentrado na aristocracia.
Foi então que, em 1945, o conceito e o termo de “empreendedorismo” surgiu, a partir do economista Joseph Shcumpeter.
Quais os tipos de empreendedorismo?
O empreendedorismo, desde 1945, se desdobrou e se transformou. Assim como diversos segmentos da sociedade, ele evoluiu e criou vertentes, gerando diversos tipos de empreendedorismo diferentes.
Empreendedorismo digital
O empreendedorismo do momento. No Brasil, é o modelo que mais cresce. Isso porque o Brasil é um dos maiores utilizadores de e-commerce do mundo.
A crescente se justifica pela transformação na forma de consumir, atualmente canalizada por redes sociais e mídias online.
Empreendedorismo corporativo
É o popular intraempreendedorismo, na qual ideias diversificadas movimentam internamente as ações internas dentro de uma empresa, visando a melhora da produtividade, aumento no faturamento e consequentemente um maior lucro.
Empreendedorismo cooperativo
A clássica maneira de empreender. Juntar um grupo talentoso capaz de, coletivamente, gerar negócios, gerir ações e trabalhar por meio da cooperação, e através de habilidade diferentes, cujo objetivo é o mesmo.
Empreendedorismo inovador
Quando falamos em inovação, obrigatoriamente fala-se em Startups, as novas maneiras de fazer negócios. Mais modernas, as Startups são embasadas em ideias inovadoras que constituem a oferta de um produto/serviço único.
Dessa forma, o empreendedorismo é um leque de oportunidades para quem consegue inovar. De todas as maneiras, nas suas mais variadas vertentes, o empreendedorismo envolve trazer uma novidade para facilitar a vida das pessoas em sociedade.