Como fazer para uma pequena empresa crescer em meio à crise
Um dos grandes problemas em gerenciar uma pequena empresa, definitivamente está na gestão durante crises. Seja ela interna, seja ela externa, o desdobramento deve vir por parte do gestor.
Esse desdobramento que falamos está em técnicas, inovações e, acima de tudo, destreza para contornar os problemas acometidos.
Ou seja, basicamente, o gestor deve ser um controlador das crises. Em uma micro ou pequena empresa ele é ainda mais necessário para que o crescimento, apesar da crise, ocorra.
Exatamente por isso não se pode colocar os pés pelas mãos. Expandir nem sempre é sinônimo de crescimento. E, em grande parte dos casos, estabilidade e padrão são seus reais sinônimos, sobretudo em meio à crise.
Crescimento da pequena empresa, apesar da crise
A pressa é a inimiga da perfeição. Quem nunca ouviu essa frase? Tornou-se um verdadeiro jargão popular, e isso não foi à toa.
Há uma realidade por trás dessa frase que poucos conseguem realmente perceber. Significa que crescer nada tem a ver com riqueza rapidamente acumulada ou expansão em pequena ou larga escala.
Às vezes (e isso é em grande parte dos casos) crescimento está relacionado diretamente com a estabilidade. Um padrão observado é mais importante do que crescimento esporádico.
Afinal, em meio à crise, é impossível imaginar cenários ou vislumbrar prospecções. Por essa razão, vale a pena, inclusive, terminar com outro jargão popular: vale mais um pássaro na mão do que dois voando.
Dicas para crescer a empresa em meio à crise
Agora que já temos a exata noção de que crescimento pode estar diretamente relacionado à estabilidade, notemos como a gestão em meio à crise torna-se fundamental para alcançar essa estabilidade.
De modo a garantir a conquista desse crescimento, separamos algumas dicas pontuais que podem ser fundamentais. Confira!
Desenvolvimento do cliente
O trabalho com desenvolvimento do cliente deve ser sempre valorizado. Realizar pesquisas informais, saber exatamente as expectativas e alinhar a qualidade do produto/serviço ao que o cliente espera dele.
Quando o empresário sabe exatamente o que o cliente espera do seu produto, é muito mais prático desenvolvê-lo. Assim, o produto é preparado a partir das necessidades da clientela.
Use, abuse e não se intimide com a internet
A internet é fundamental atualmente. Já passou a época em que ela era dispensável ou ainda segunda opção. Não! Ela é uma primeira opção, e é viável para facilitar o trabalho.
Ter presença no meio online é indispensável. Marketing Digital, contato com clientes, fornecedores e assim por diante. Não perca essa chance!
Parceria para crescer junto
Quando se é uma pequena empresa não se deve olhar para os demais “concorrentes” como concorrência. Deve-se olhá-los como parceiros.
Sem que exista uma união, as disputas permanecerão em mercados menores. Por isso, uma boa relação com essa dita concorrência é a melhor opção. Criar parcerias, networking e desenvolver o contato.
Encontrar o equilíbrio financeiro
Equilíbrio financeiro é a base da construção de qualquer empresa em desenvolvimento. Lembra que a pressa é a inimiga da perfeição? Então não se apresse para alcançar esse equilíbrio.
Trabalhar com pequenas metas e alcançar o equilíbrio é primeira etapa. Após isso, novas metas podem ser priorizadas.
Rentabilidade deve ser meta acima da expansão
Encontrou o equilíbrio financeiro? Concentre-se na rentabilidade acima da expansão. Não é porque a empresa cresceu no rendimento que ela merece uma expansão.
Antes valorizar o que já foi construído do que começar algo do zero. Sem pressa, tudo vai fluir!
Satisfação do cliente é parte imprescindível para pequena empresa crescer
Quando se está em meio à crise, é importante lembrar que há clientes. Caso o foco desde o início seja a satisfação do cliente, a crise será só uma brisa passageira.
Isso porque, quando cria-se essa relação, as vendas seguirão ocorrendo. Afinal, se o produto/serviço for de qualidade, os clientes fiéis seguirão pagando pela qualidade, independentemente do preço.
E é a partir deles que qualquer crise, seja ela externa ou interna, é contornada. A partir da estabilidade, relação direta com o cliente e paciência que o crescimento é atingido naturalmente na pequena empresa.
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