Como utilizar o sistema ERP no Planejamento e Controle de Produção (PCP) - Triplos

Detalhe do blog

Home-Triplos Tecnologia-Como utilizar o sistema ERP no Planejamento e Controle de Produção (PCP)
Como utilizar o sistema ERP no Planejamento e Controle de Produção (PCP) e Triplos tecnologia em são carlos

Como utilizar o sistema ERP no Planejamento e Controle de Produção (PCP)

Compartilhe:

O casamento entre o software ERP e o PCP é praticamente perfeito. Isso porque os dois possuem características complementares, que beneficiam na organização e adequação dentro de um sistema de operação.

Maior efetividade com um menor custo a curto, médio e longo prazo. Assim deve ser visto o uso do sistema ERP nos processos que envolvem o Planejamento e Controle de Produção (PCP).

Concentrar atividade e otimizar processos com software ERP

A característica principal do software ERP é a capacidade de concentrar as operações da empresa em uma única base de dados de fácil acesso e integração nas mais diversas áreas da empresa.

Isso inclui também o setor de produção da empresa. Com essa integração, a automação dos processos que envolvem o planejamento e o controle da produção são igualmente beneficiados.

Assim, tudo o que acontece na empresa é rapidamente registrado em sua origem, ficando disponibilizado em um sistema integrado e acessível aos colaboradores das mais diferentes áreas da organização. Tudo isso sem a menor burocracia. Já imaginou?

Bom, você deve estar pensando de que forma isso pode ser um benefício tão grande para a empresa, certo? Pois bem, nada como um exemplo prático da produção no cotidiano para entender a importância de um software de gestão.

Como o software ERP beneficia o PCP na prática?

A matéria-prima é recebida no depósito. De imediato há o registro no estoque e os dados são reportados ao software ERP. Comunicado aos módulos a informação de que os insumos já estão no estoque, o PCP já entra em ação.

A venda realizada pelo setor comercial também é registrada no software ERP, mais precisamente no Fluxo de Caixa, do financeiro. Com isso, o software ERP traz todo o histórico, seja de depósito, estoque, histórico de venda e fluxo de caixa.

A composição auxilia diretamente no planejamento e controle de produção dentro da empresa. No futuro próximo, através dos registros e históricos do estoque e vendas, há a possibilidade da elaboração de um plano de compras precisos e a programação consequente para a produção.

Benefícios da integração do software ERP e do Planejamento e Controle de Produção (PCP)

Ter o controle do custo e o preço da mão de obra são duas características impulsionadas pelo uso do ERP no PCP. Isso resulta numa maior exatidão no controle de estoque e acuracidade de preço.

Acesso rápido e fácil aos dados

Uma grande vantagem do sistema ERP é que os diferentes setores da empresa compartilham as informações e dados dentro de um mesmo local.

Ou seja, o controle de dados fica acessível a todos na empresa, compartilhados com o comercial, estoque e produção, garantindo que as ações necessárias sejam tomadas no tempo certo.

Os dados expostos num mesmo sistema garantem facilidade de acesso e agilidade na produção.

Padronização do sistema

Toda o departamento de Planejamento e Controle de Produção é beneficiado pelo ERP pela organização, proporcionada pela padronização dos dados. Além disso, os arquivos convencionados garantem a uniformização dos mesmos, permitindo uma facilidade maior na comunicação interna.

Automatização e otimização

Sem dúvidas a automatização é um dos principais pilares de sustentação de uma empresa que quer, a cada dia, errar menos. Isso porque a automatização consequentemente gera otimização, de modo que os setores de produção ganham tempo e poupam esforços.

Quer saber mais sobre as facilidades do software ERP para o Planejamento e Controle de Produção? Contate a Triplos que te daremos todos os detalhes de como sua empresa pode decolar com a implantação de um ótimo software de gestão.

Gostou do artigo? Veja outros como esse no nosso site clicando aqui!

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário