O que você precisa fazer para evitar os erros na gestão do estoque
Você sabe quais problemas podem ter no controle do estoque de sua empresa? São vários! Contudo, acreditamos que o mais nocivo de todos é o problema de nível de estoque.
Afinal, é ele quem determinará o quanto e quando você deverá comprar seus insumos ou produzir suas mercadorias para que você não tenha uma ruptura em seu estoque.
Ou seja, o grande problema está em você precisar de um insumo ou produto e não tê-lo para atender o cliente. Já imaginou ter que correr atrás por conta dessa falta de gestão de estoque?
Gestão de estoque: o que fazer para melhorar?
Um controle eficaz de nível de estoque proporcionará a você uma visão antecipada da necessidade de compra e produção ou do excesso de saldo que tenha dos itens controlados.
Consequentemente, suas ações de compras tornam-se mais eficientes, assim, você compra somente o que precisa e quando precisa;
Para além disso, há também a possibilidade de visualizar os itens que estão no estoque, parados e sem giro, e que precisam de uma ação comercial para voltarem a girar.
Os principais erros cometidos na gestão de estoque
Você sabe onde está errando ao gerir o seu estoque? Bom, talvez você sequer saiba onde e menos ainda o motivo.
Muitas vezes acontece de o erro ser mínimo, mas ocasionar uma verdadeira bola de neve de problemas.
Ruídos na comunicação entre o comercial e as compras
Aqui na Triplos Tecnologia nós sempre atendemos casos de empresas que sequer percebem um dos principais problemas na gestão de estoque: os ruídos de comunicação entre o setor de compras e o comercial.
Os dois setores precisam trabalhar juntos. Se um deu baixa em um registro, o outro precisa saber imediatamente. O tempo entre um aviso é determinante para evitar erros.
Integrados, os setores podem render mais e evitar a necessidade de retrabalho.
Comprar mais do que é necessário
Aqui está algo fácil de identificar. Sabe quando se compra em excesso e o estoque vira um armazém com insumos desperdiçados.
Pois é! Isso é muito comum e está alinhada também a uma falta de comunicação, planejamento e organização dos setores responsáveis.
Falta de atualização imediata
Sabe o tempo que falamos no primeiro tópico? Então, é exatamente isso. Quando falamos em gestão de estoque, o tempo é tão precioso quanto o próprio estoque.
Sem a atualização imediata do que está entrando, quando está entrando e o quanto deve ser reposto, uma sequência de erros é criada e solucioná-los não é nada fácil.
Como resolver os problemas com o estoque
Existem algumas alternativas do que pode ser feito para fazer a melhor gestão de estoque. Algumas soluções são práticas, mas não garantem que novos erros sejam cometidos.
Limite de estoque
Definir um teto para o estoque é a melhor saída para organizar os insumos e evitar o desperdício.
Trabalhar com margens segue um risco, portanto o ideal é definir a média utilizada no mês e focar nela como a base para reposição e controle.
Antecipar problemas
A antecipação aos problemas não é necessariamente vidência. Brincadeiras à parte, é possível antecipar acontecimentos que possam prejudicar a organização da gestão de estoque.
Com essa antecipação aos problemas, é possível ter:
i) plano de ação;
ii) reserva de emergência;
iii) atenção aos detalhes para contornar o problema;
Dessa maneira, os problemas podem envolver desde variação do preço do produto junto ao fornecedor, desastres naturais (chuvas, temporais) ou ainda limite de estoque superado. Tudo pode virar um problema.
O que fazer para evitar problemas novamente
Para evitar erros na gestão do estoque, nada melhor do que a automatização. Com o controle do que entra e do que sai. Daquilo que é comprado, repassado e do que precisa ser reposto.
Para atingir o máximo da organização, somente com um software adequado. Para solucionar estes problemas, a recomendação é a adoção de um software ERP que some ao cotidiano da empresa.
O ERP MaxManager possui ferramentas de gestão de estoque que possibilitam você controlar o nível do estoque de sua empresa de maneira fácil, rápida e totalmente visual, utilizando a ferramenta de Kanban de Nível de Estoque.
O Kanban de Nível de Estoque do ERP MaxManager permitirá você analisar o nível do estoque de sua empresa através de duas visões, analisando pelo estoque mínimo e máximo
ou então fazendo uma análise através da metodologia MRD (Market Rate of Demand, Taxa de Demanda do Mercado, em tradução livre).
Com o ERP MaxManager, há o controle de nível de estoque MRD nativo em seus processos e se você desejar, poderá utilizar esta metologia eficiente para analisar o nível do seu estoque.
Por isso, é possível controlar eventuais problemas no dia a dia com ações práticas? Sim, é possível. Contudo, para extingui-los, somente com um software equipado com o que a gestão de estoque necessita.
Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja esse e outros artigos além de nossos produtos software ERP no nosso site da Triplos Tecnologia