
Sabe o que é Kanban? Saiba sobre esse método japonês e software de administração
A metodologia Kanban e o software de administração de empresa são muito ligados. Ambos são baseados no aumento da produtividade, integração de setores da empresa e otimização na conclusão das demandas.
O método de origem japonês também recebe o nome de método de gestão visual. O Kanban abrange as técnicas desenvolvidas pela Toyota, inserido dentro do JIT (Just in Time), de modo a garantir eficiência na administração de empresa.
Assim, essa metodologia tem como base utilizar referências visuais relacionadas e focadas à mercadoria, utilizando um modelo de produção eletrônica. Bastante parecido com o software ERP, não?
Para não ficar dúvidas, vamos detalhar o método Kanban e mostrar sua relação tão próxima com o software de administração de empresa.
O que é o Kanban?
O termo Kanban tem origem japonesa, e significa, pontualmente, “cartão”. A metodologia japonesa indica um uso de post-its (os pequenos cartões em blocos), para indicação e acompanhamento visual do fluxo de produção na indústria.
Assim, Kanban, resumidamente, trata-se de um sistema visual de gerenciamento e acompanhamento do processo. O método procura analisar o fluxo, e acompanhar o trabalho de forma visual.
Como ideia central do Kanban, o objetivo é permitir fluidez nos processos, e corrigir possíveis obstáculos que impeçam esse fluxo nas atividades.
Os princípios da metodologia Kanban
Dentro dessa metodologia, há alguns princípios a serem seguidos para sua eficiente implantação. Sua relação com o software de administração de empresa se estreita ainda mais, uma vez que os princípios se alinham aos objetivos do sistema de gestão.
Aspiração às mudanças para evolução
Não existe um procedimento ordenado para implantação da metodologia Kanban. Dentro da administração de empresa é preciso entender que nada é imediato, mas exige aspiração para que as mudanças ocorram.
O trabalho é focado em esclarecer problemas que existam dentro da empresa. Da mesma forma que o software ERP, a metodologia busca abrir os olhos para os problemas que impedem a empresa de crescer.
Comece aos poucos
A ideia é sempre ter paciência com a implantação. O ideal é sempre fazer ajustes pontuais ao sistema atual. Dessa forma, o impacto será gradual, e, aos poucos, a administração de empresa estará alinhada à metodologia.
Mudanças que sejam implementadas de uma hora para a outra podem prejudicar o funcionamento correto dos processos, uma vez que enfrentam forte resistência.
Tenha cautela sempre
A metodologia Kanban procura esclarecer os problemas, apresentar os pormenores dos processos e expandir a visão dos gerenciadores. De modo a edificar visualmente como os procedimentos estão sendo realizados na empresa.
Por isso o método instrui a realizar pequenas alterações no processo. Algo mais pontual do que abrangente.
Relação entre metodologia Kanban e software de administração de empresa
O software ERP tem uma relação bastante próxima com a metodologia Kanban. Ambas buscam a implementação de sistemas mais focados no processo para otimização das atividades dentro da empresa.
De modo a garantir maior eficiência, integração entre setores e corrigir possíveis problemas, tanto o software de administração de empresa, como o método japonês, procura sempre ser uma implantação gradual.
Tanto é que o software ERP MaxManager da Triplos São Carlos pode ser implantado conforme as necessidades da empresa. Através de módulos, o contratante escolhe o que ele quer corrigir, aprimorar e otimizar dentro da sua empresa.
Nem tudo precisa ser descartado. É preciso ponderação para saber onde os erros podem estar acontecendo e, com o software ERP e a metodologia Kanban elucidar esses problemas enfrentados no cotidiano da empresa.
Como implantar a metodologia Kanban?
Como primeira medida da implantação do Kanban é a preparação da equipe. Investir em treinamentos para o novo funcionamento da linha de produção é fundamental para que todos entendam sua função e a importância dela.
Logo depois, inserir um quadro Kanban é fundamental, com cartões a serem colocados ali. Prioriza-se, assim, a próxima fase.
No espaço destinado à parte superior do quadro, devem estar as atividades prioritárias, a serem feitas imediatamente.
O quadro dará o aspecto visual único das tarefas. Isso otimiza o trabalho, integra a equipe e deixa todos os integrantes à parte do que precisam fazer.
Manter o quadro atualizado é imprescindível, pois ele será o guia e apoio das atividades dentro da gestão empresarial. Não lembra um software de administração de empresa pra você?
Gostou do artigo? Veja também o nosso sobre: gestão do conhecimento e a relação com a Triplos Tecnologia