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Gestão do conhecimento: você sabe o que é? A Triplos explica

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Você já ouviu falar sobre gestão do conhecimento? É um termo ainda bastante novo no Brasil. Oriundo do inglês, knowledge management, a gestão do conhecimento pode ser um importante alicerce dentro de uma empresa, sobretudo quando se adota um software ERP.

Isso porque, assim como um software de gestão empresarial, a gestão do conhecimento busca integrar áreas; dessa maneira, os setores acabam se aproximando, com intuito de dar um gás na produtividade da empresa.

Dentro de uma organização empresarial, a gestão do conhecimento é imprescindível. Contudo, antes de compreender de forma mais aprofundada esse conceito, precisamos entender alguns pontos:

  • O que é a gestão do conhecimento?
  • Como e onde aplicar esse conceito?
  • Qual a relação dele com o software ERP?

Tendo estes três questionamentos como norte, fica muito mais didático para a Triplos São Carlos explicar o que é gestão do conhecimento. Afinal, sua relação tão próxima com o software ERP e o fato de ser uma novidade podem confundir um pouco no momento de conceitualizar.

A transformação dos processos pela gestão do conhecimento

A transformação proporcionada pela gestão do conhecimento é impactante tal qual a implantação do sistema ERP em uma empresa. Além de potencializar a produtividade de uma equipe, a gestão do conhecimento redefine as ações dentro de uma empresa.

No entanto, retomemos as três questões levantadas alguns parágrafos anteriores. Afinal, o que é gestão do conhecimento? Como se aplica? Qual a relação dela com o software ERP?

São dúvidas que definitivamente permeiam quem lê sobre esse conceito ainda tão recente. Antes de se aprofundar sobre, porém, é fundamental compreender o básico sobre ele.

O que é a gestão do conhecimento? A Triplos São Carlos explica!

Dentro do conceito de gestão do conhecimento, entende-se que ele é o processo de identificação daquilo que é necessário para desenvolver uma determinada organização (empresa).

Além disso, ela abrange a avaliação da disponibilidade destes conhecimento. Bom, isso é a teoria.

Dentro da prática aplicada, é um pouco diferente. Isso porque, inclusive, a gestão do conhecimento se alinha ao software de gestão empresarial, que visa a integração entre setores.

Dessa maneira, a gestão do conhecimento, na prática, se dá pela constituição de um diálogo entre diferentes alas de uma empresa. Setor estratégico, de informação, organização e TI se unem em prol de melhorar o funcionamento da empresa.

Como, onde e por que se aplica este conceito?

De forma resumida, a gestão do conhecimento abrange maneiras de transformar dados e informações em conhecimento aplicável. Conduzir, assim, a empresa à tomada de decisões importantes a partir de dados organizados e sistemáticos.

Por meio disso, os profissionais das áreas integradas da gestão do conhecimento participam ativamente do desempenho das equipes. Com dados e informações organizados, acelera-se a curva de aprendizado e compartilhamento de conhecimento (dados) é incentivado.

O motivo de aplicar a gestão do conhecimento, portanto, é o ganho de produtividade conforme o passar do tempo. Isso ocorre porque a gestão do conhecimento padroniza os processos e diminui erros comuns do cotidiano.

Para começar, há um ganho significativo de produtividade. Isso acontece pois a gestão do conhecimento ajuda, por exemplo, a padronizar processos e diminuir a defasagem da performance nas equipes.

Gestão do conhecimento e a relação com software ERP

A relação com a implantação do software ERP está muito próxima, uma vez que o centro de ambos é a integração entre setores. Aproximar para facilitar os dados e informações de “cada lado”, visando uma melhor comunicação.

De certa forma, a gestão do conhecimento é um complemento à gestão empresarial, e vice-versa. Contudo, enquanto a gestão do conhecimento foca no compartilhamento e tradução dos dados e informações disponibilizados, a gestão empresarial visa a aplicação destes dados e informações em ações estratégicas.

Portanto, tanto o software ERP como a gestão do conhecimento tornam-se fundamentais dentro de uma empresa. De modo a garantir acesso aos dados, integração entre setores, interpretar informações e assim aplicar em estratégias potenciais.

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