O que podemos aprender com empreendedorismo fora do Brasil?
O empreendedorismo praticado em cada país é bastante diferente. No Brasil há um conceito totalmente avesso do que é praticado nos EUA, que é diferente do praticado no Japão, que por sua vez difere do praticado no Reino Unido e, por fim, do que é feito na Alemanha.
Apesar do significado da palavra “empreender” unir a ideia, a prática é bastante diferente.
Afinal, cada país tem seu poder de compra, sua oportunidade de mercado, seus juros, suas taxas e seu oferecimento tecnológico para crescer.
Por que, então, não trazer um pouco das lições de fora do Brasil para cá? Assim, aplicam-se muitas ideias que podem ser referentes à cultura do estrangeiro, e trazer algo diferente para competir no Brasil.
Em momentos de crise é fundamental pensar fora da caixa. Ou, melhor, pensar fora do país, para, assim, trazer o melhor do que há no estrangeiro para aplicar no Brasil.
Pensando nisso, a Triplos decidiu reunir um pouco da visão empreendedora de fora e trazer, em forma de artigo, para os brasileiros.
Seja o microempreendedor ou ainda o grande empresário consolidado. Aprender é sempre importante.
Como é o empreendedorismo em países da América, Ásia e Europa?
Você imaginou como é ser empreendedor nos EUA? E no Japão? Reino Unido ou Alemanha? Não?
Bom, com certeza deve ter tido algumas conversas, leu alguns artigos e pesquisou superficialmente sobre o assunto.
Contudo, aqui traremos um pouco de cada, a fim de te ajudar a tirar uma ideia da sua brilhante mente empreendedor. Vamos? Vamos!
Empreendedorismo nos EUA
O empreendedorismo nos Estados Unidos tem uma relação bastante próxima com o empreendedorismo brasileiro. Isso porque ambos os países têm uma relação comercial de longa data.
Com isso, não só produtos manufaturados ou semimanufaturados são transportados. A troca de ideias, experiências e ações dentro do mundo corporativo também é feita com primor.
Nos EUA, há o conceito focado no empreendedorismo de valorização. Ou seja, valorização do cliente fiel, da comunidade próxima e do fornecedor.
Esses três pontos de exaltação talvez sejam a principal linha seguida pelo empreendedorismo nos Estados Unidos. Saber valorizar o que se vende, para quem vende e a quem beneficia é fundamental para o crescimento empresarial.
Empreender no Japão
O Japão tem um fundamentalismo forte quando o assunto é trabalhar para agradar muito mais do que para enriquecer. Então eles costumam levar ao pé da letra a frase “trabalhe com o que você ame, e nunca terá que trabalhar na vida”.
Claro que lucrar é importante. Expandir a empresa é fundamental. Contudo, esse não pode ser o pensamento central. O imprescindível é: empreender algo que se ame trabalhar.
Seja vender para conversar, abrir uma empresa de consertos ou fundar um site para criar conteúdo. O nicho não importa, o que importa é a paixão por fazer aquilo crescer, mas não pelo dinheiro, mas pelo orgulho e a realização do que construiu.
Empreender na Alemanha
Os alemães costumam quebrar e manter o conceito de hierarquia simultaneamente. Difícil entender? Parece complicado, mas definitivamente não é.
Na Alemanha, o costume é nunca deixar os funcionários e a equipe desamparados. Portanto, o chefe sempre está atento a todas às tarefas realizadas.
Não importa o patamar que a empresa atingiu, ele faz questão de estar presente em cada momento, seja de tomada de decisão ou ação.
Por isso essa quebra de hierarquia, pois, ao mesmo tempo em que ele segue chefe, ele coloca a mão na massa junto dos funcionários.
Empreender no Reino Unido
Por fim, no Reino Unido não poderia faltar: respeito ao horário de trabalho. Atrasar-se é como uma ofensa grave aos britânicos.
É por isso que todas as atividades são feitas no horário. Respeitar o horário de reunião, de atendimento a um funcionário ou ainda de encontro com fornecedores é fundamental.
É melhor chegar adiantado do que atrasado. Por isso faça questão de sempre estar no lugar marcado na hora marcada.
Horário é compromisso, e, além disso, é inspirador e serve de exemplo para os demais integrantes da empresa.
Empreendedorismo e Triplos Tecnologia
A Triplos Tecnologia também faz o uso dos diversos tipos de empreendedorismo, colocamos a mão na massa, respeitamos horários, estamos 100% focados nos clientes e amamos trabalhar com o que trabalhamos, ainda mais quando o assunto é software empresarial ERP e demais softwares de gestão!
Gostou do artigo? Deixe um comentário!