Indústria 4.0: conceito, impactos e as vantagens no seu negócio
Atualmente a tecnologia é indispensável para o crescimento de uma empresa. Só gestão empresarial à moda antiga não funciona mais. É necessário ir além, e aí que chegam os software ERP.
Uma gestão empresarial não só sofisticou, como também evoluiu – do ponto de vista tecnológico. A Indústria 4.0 exemplifica esse acontecimento, e mostra como trabalhar com dados, ferramentas de software, Big Data e robôs têm sido elementar para desenvolvimento de um negócio.
No Brasil, a Indústria 4.0 ainda engatinha, mas no estrangeiro ela tem sido cada vez mais fundamental. É por isso que esta é a hora ideal para começar a investir em cada componente que abrange a Indústria 4.0.
O conceito de Indústria 4.0 e sua aplicação no Brasil
Automação e digitalização são mais do que necessárias. Assim como o processo de industrialização aconteceu na Inglaterra do século XVIII com a Revolução Industrial, a tecnologia começa a adentrar nas Indústrias.
Tal como uma Revolução Tecno-industrial, por assim dizer. Para isso, as empresas já começam a preparar sistemas de gerenciamento de dados, trabalhos com big data, automação de serviços e digitalização de informações.
Empresas cada vez mais se adequam à (r)evolução tecnológica pela qual os empreendimentos brasileiros vêm atravessando. Contudo, ainda é lento, e, por isso, estar à frente neste quesito é fundamental.
Por que é considerada tão importante?
Os conceitos que envolvem a Internet das Coisas exemplificam muito bem a necessidade da Indústria 4.0. Atualmente nota-se a procura por software ERP, sistemas automatizados de gestão empresarial e como dar um passo a mais dentro do concorrido mercado.
Muito além disso, tanto as empresas como os próprios desenvolvedores precisarão se adequar à Indústria 4.0, e isso é respaldado, inclusive, pela legislação.
Dessa maneira, sua importância abrange o contexto como um todo: empresa, clientes, fornecedores, desenvolvedores e assim por diante.
Com essa inserção, ainda que vagarosa, na grande parte das empresas brasileiras, os desafios têm crescido na mesma proporção.
Desafios e impactos da Indústria 4.0 no país
A fase de transição é sempre complexa, e exige o conhecimento dos desafios enfrentados na Indústria 4.0. Separamos alguns dos mais comuns observados.
Investimento para acompanhar
Como qualquer novidade, exige-se um investimento inicial para acompanhar o desenvolvimento. Dessa forma, é fundamental analisar todos os pontos principais para desenvolver e evoluir.
Além do desenvolvimento em equipamento, é necessário também o desenvolvimento em infraestrutura e em telecomunicação. Expandir, para além do usual, e assim se auto-desenvolver como empresa.
Ética e segurança
Como diria a clássica frase eternizada pela voz do Tio Ben, em Homem Aranha, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Essa proposição é exata quando se fala de Internet 4.0.
A Lei de Proteção de Dados, que começa a valer a partir de 2020, está vinculada à proteção dos usuários. Por isso, compreender o seu funcionamento é exigência para começar a adotar os pilares da Indústria 4.0.
Lideranças treinadas
De modo que a fase da Indústria 4.0 ainda é de transição, ter lideranças treinadas e inteiradas sobre o assunto é imprescindível. Ter responsáveis especializados em setores que abranjam Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Robôs, por exemplo.
O desafio está em compreender e assimilar todas as funções e potenciais destes recursos. Por isso, é normal que existam obstáculos no caminho.
Software ERP, automação de força de vendas e a Triplos Tecnologia
Obstáculos existirão. Desafios serão cotidianos. A recompensa será imensa. Degrau por degrau. Desde o software ERP, passando pela automação de força de vendas até a aliança entre IA e Big Data.
Enfim, a Indústria 4.0 chegou para ficar, assim como o Fordismo revolucionou a indústria. Análise da dados e o auxílio de robôs ficará tão comum como os patinetes elétricos espalhados pelas metrópoles.
Gostou do artigo? Já viu o nosso sobre a metodologia KCS e como usar a seu favor?