
Metodologia KCS: o que é, impactos e como usar ao seu favor
Vamos supor uma hipotética situação: você tem um problema, do qual há duas soluções disponíveis. A primeira requer pesquisar em um material denso, prolixo e extenso. A segundo é um material prático, resumido e sintetizado, pronto para ser aplicado.
Qual você escolheria utilizar como base para resolver seu problema?
Parece bastante óbvia a escolha pela segunda opção, correto? Pois bem, é dessa forma que a metodologia KCS é aplicada.
Através de uma comunicação mais prática, resumida e pontual, o contato entre empresa e cliente é facilitado. Ou seja, o lado especialista precisa ser trabalhado para que o lado de professor aflore.
Solução de problemas deve ser algo rápido e eficiente. O especialista deve sintetizar seu conhecimento transmitido, e, através de uma linguagem simples, propagar o conteúdo.
Da mesma forma que um software ERP, a metodologia KCS vem para ser implementada com intuito de facilitar a solução de problemas enfrentados no cotidiano.
O que é a metodologia KCS?
Do inglês, Knowledge Centered Support, a metodologia procura simplificar a comunicação entre empresa e clientes. Assim, a ideia é oferecer uma gama de informações simplificadas amplamente democráticas.
E como é feito isso? Em grande parte das vezes, através de uma linguagem simples que todos possam compreender.
Uma orientação baseada na comunicação direta, com explicações pontuais. De dois modos, ela pode ser feita através do contato entre chatbots e cliente.
Isso mesmo, robôs com respostas automatizadas que conseguem ler, compreender e interpretar os problemas enviados pelos clientes com dúvidas. Vamos entender como isso funciona?
Como funciona a Metodologia KCS?
Na verdade, o sistema é mais simples do que se imagina. Através de um software de gestão empresarial, o chatbot é programado com o intuito de ler o que a pessoa com problema informará no chat.
Será como uma conversa com um assistente pessoal, no entanto será um robô, e não uma pessoa. As respostas programadas servem de auxílio ao usuário, com intuito de que ele mesmo consiga resolver seu problema sem a necessidade de um suporte técnico.
Estima-se que a maioria majoritária dos atendimentos domiciliares são desnecessários. Dessa maneira, o contato é facilitado, acelerado e, rapidamente, o cliente tem seu problema solucionado.
Quais os impactos de sua aplicação?
Os impactos da metodologia KCS sempre são tidos como positivos. Isso porque ele reduz qualquer necessidade de um atendimento convencional, como manter o cliente na linha por um longo período, bem como facilitando a sua compreensão.
Da mesma forma que o software ERP, a metodologia KCS busca reduzir o tempo dos processos. O chatbot programado interpreta o problema do usuário, e a linguagem simples também pré-programada consegue dar um norte ao cliente.
Por isso, tanto o ganho de eficiência no suporte é notado, como também – e consequenteente -, o ganho de produtividade é observado.
Com isso, o impacto positivo é também observado na redução de custos. Ao implementar a metodologia KCS, o investimento é notório, uma vez que a redução de tempo culminará na redução de despesas.
Aprimora comunicação de cliente e empresa
Algo que precisa sempre de sintonia é a comunicação. Seja ela interna, por meio do software ERP, seja ela externa, por meio da metodologia KCS.
É fundamental que ela esteja coordenada e muito bem esquematizada. É através dela que uma empresa se organiza e progride.
Dessa maneira, a metodologia KCS visa melhorar a comunicação de suporte com o cliente. Agrega valor, sendo necessário apenas um investimento que garante o retorno em satisfação do usuário.
O software ERP como fundamental junto da metodologia KCS
Já imaginou sua empresa alinhada na comunicação? Quantos problemas seriam evitados? Comunicação interna integrada e comunicação externa solucionada. Esse, sem dúvidas, é o sonho de qualquer empresa.
O software ERP e a metodologia KCS estão disponíveis no mercado para isso. A tecnologia chegou para ser usada, e, quanto antes implementada, antes se toma a frente na corrida do concorrente mercado.
Faça um teste, e experimente como essas mudanças não só serão uma economia para o seu bolso a médio prazo, como também potencializarão a sua empresa.
Gostou do artigo? Veja nosso sobre: design thinking, utilidade segundo a Triplos Tecnologia