5 dicas essenciais para o eCommerce e o porquê de usar um software ERP para a gestão do estoque - Triplos

Detalhe do blog

Home-Blog-5 dicas essenciais para o eCommerce e o porquê de usar um software ERP para a gestão do estoque
5-dicas-essenciais-para-ecommerce-e-porque-o-software-erp-da-triplos-tecnologia-sao-carlos-pode-te-ajudar

5 dicas essenciais para o eCommerce e o porquê de usar um software ERP para a gestão do estoque

Compartilhe:

Quando falamos em eCommerce, é preciso ser claro que, independentemente se sua empresa está no início da operação ou já consolidada, é bastante comum um problema gerar dores de cabeça nos gestores: o estoque.

Isso porque a gestão de estoque deve ser feita com muito cuidado. Afinal, um pequeno erro pode levar todo o projeto por água abaixo. 

Mas como exatamente é preciso fazer essa gestão de forma adequada, evitar o retrabalho e assim garantir que o processo seja ordenado e efetivo? Bom, antes de tudo, é preciso investimento.

A gestão de toda loja que se encontra no mundo virtual gera esse desafio da melhor organização dos produtos, rotina de contato com fornecedores e muito esforço para a manutenção do estoque.

Assim, esse controle requer atenção duplicada… ou melhor, triplicada. Para que se evitem prejuízos, torna-se essencial o bom gerenciamento. A Triplos Tecnologia separou algumas dicas para utilizar um software de estoque para a melhor gestão do eCommerce.

Aposta no software de gestão de estoque é o caminho

Ao pesquisar as melhores formas de gerir o seu estoque, você provavelmente já definiu o seu nicho e já conseguiu até mesmo os fornecedores dos produtos. Então, o que falta para começar a vender online?

Especialistas no ramo do eCommerce sugerem sempre que o início seja gradual na variedade de mercadorias. Portanto, é essencial não estender o seu leque de produtos, mas sim focar na quantidade dos mesmos. 

Por isso, a recomendação é selecionar de 3 a 5 produtos e então focar em um bom estoque para eles. Assim que as vendas forem iniciadas, com foco em produtos especificados para um determinado nicho, é preciso que haja uma boa quantidade destes produtos para atender à demanda.

Em seguida, a gestão de estoque será essencial, visto que é importante não permitir que faltem os produtos mais buscados e avalie-se os produtos que mais permanecem estocados.

Dicas indispensáveis do software para gestão de estoque no eCommerce

Com um software de gestão de estoque torna-se muito mais prático e acessível controlar um estoque. Isso porque, por meio da automatização e da otimização é garantido um estoque sustentável e organizado.

Organização sempre deve guiar o estoque

Não à toa o nosso primeiro tópico envolve organização. Ela sempre deve ditar os rumos da gestão de estoque. Cada item que entra e cada item que sai deve ser contabilizado. Todas as movimentações que acontecem precisam do seu devido registro. 

O caminho deve seguir alguns passos básicos: 

  1. Cadastro de todos os produtos por código de referência;
  2. Delimitar categorias de produtos (tamanho, tipo, cor e afins);
  3. Fazer a avaliação periódica para acerto de contas;
  4. Evitar esgotamento de mercadorias;
  5. Definição das quantidades mínimas e máximas de cada produto

Fazer um mapeamento do fluxo de produtos

Um controle efetivo de estoque do eCommerce começa sempre pelo mapeamento do fluxo de entrada e saída. Não é apenas de compra e venda que vive um negócio, mas também de trocas, devoluções e produtos com defeitos.

Portanto, é sempre importante saber a frequência de reposição, bem como compreender os dados de entrada e saída para, assim, tomar as melhores decisões de gestão.

Estabeleça políticas e processos na venda

É preciso definir adequadamente uma política de processos para evitar o desperdício e a perda de dinheiro e, ainda assim, atender às necessidades do cliente.

Por isso, é importante garantir os critérios para uma eventual troca e, claramente, ter o contato direto com o fornecedor para eventuais reposições.

Desenvolva parcerias

O fornecedor deve ser um parceiro. É ele que deve prestar a assistência devida nos momentos conturbados. Portanto, estreitar a relação é essencial para evitar o desenvolvimento de problemas ou até mesmo de atrasos.

Dessa maneira, é sempre prudente se antecipar nas compras, solidificar parcerias e assim engrandecer a relação que fará bem para ambos os lados. 

Abrace o software ERP para melhor gestão do estoque

Para que todos os processos ocorram da melhor forma possível, a adoção de um software ERP deve ser praticamente obrigatória. Mas por quê?

Bom, o software ERP evita o desperdício, permite o catálogo correto de produtos, evita compras demasiadas e é capaz de calcular com precisão a necessidade ou não de um produto.

Completo, ele se torna o braço direito do gestor como um todo, promovendo uma visão geral do estoque, garantindo a antecipação e a inclusão de ocorrências extraordinárias, como é o caso de cancelamentos, devoluções ou ainda trocas no eCommerce.

Gestão de estoque requer investimento para evitar perdas

Investir é garantia de gastar um pouco agora para não perder no futuro. Com um software ERP é possível fazer uma gestão mais adequada do estoque.

Afinal, evitando o retrabalho e garantindo a organização de um bom estoque, qualquer eCommerce é capaz de decolar no mercado!

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário