
Por que toda startup deve investir em software ERP para automação da empresa?
Você sabe a importância de um software ERP para a organização de uma empresa moderna e alinhada com os princípios contemporâneos?
Recentemente o termo “startup” invadiu o Brasil, com um modelo de empreendedorismo com algumas diferenças do que já é conhecido usualmente no país.
Entretanto, algo ainda pouco destacado neste tipo de empreendimento é como a tecnologia é a espinha dorsal do sucesso das startups nos últimos anos.
No primeiro semestre de 2021, foram captados, ao todo, US$ 5,2 bilhões por startups brasileiras. O número é considerado histórico, superando em 45% os valores investidos em 2020, que estimou o recebimento de US$ 3,5 bilhões.
Nos números divulgados pelo Distrito no mês de julho deste ano revelam como empresas de inovação e focadas em tecnologia têm tido a preferência de investidores.
Assim, como explicar este fenômeno das startups que só tende a crescer?
O que é uma startup?
O conceito de startup ainda é bastante nebuloso. Isso porque há defensores de que qualquer empresa na sua fase embrionária é uma startup.
Enquanto isso, outros já apontam que uma startup envolve uma empresa inovadora, otimizada e com custos de manutenção/reposição baixos, mas capaz de escalonar lucros de maneira rápida.
Contudo, é possível definir o que é uma startup da seguinte maneira: um grupo de pessoas que busca um modelo de negócios repetitivo e escalável, cujo trabalho envolve uma incerteza, mas também exige dependência do público-alvo.
Qual a diferença de startup e empresas convencionais?
Em um cenário padrão, as startups têm poucas diferenças em relação a empresas convencionais. Em suma, existem quatro pontos que diferenciam uma empresa convencional e uma startup.
- Cenário de incertezas: em uma startup, não há garantia de que a ideia realmente será comprada pelo público;
- Modelo de geração de valor: neste momento entra a geração de valor da startup, que precisará convencer o público a “comprar” a inovação e abandonar o convencional;
- Ser repetível: a entrega do produto precisa ser em escala potencialmente ilimitada, sem grandes customizações e pronta para uso do cliente;
- Ser escalável: é o ponto-chave de qualquer startup, projetando o crescimento cada vez maior;
Por que uma startup precisa de software ERP?
O software ERP é uma ferramenta que comporta funcionalidades e garante benefícios que contribuem diretamente para o sucesso de uma startup.
Através do sistema, ele contribui diretamente para o controle e automatização dos processos e das informações relacionadas ao financeiro, ao estoque, ao departamento fiscal, recursos humanos e à integração dos setores como um todo.
Dessa maneira, o sistema de gerenciamento comporta os dados e aperfeiçoa as tarefas cotidianas, tornando as ações mais práticas, rápidas, objetivas e, claro, seguras.
Através das funcionalidades do software ERP é possível que o gestor tenha uma visão ampla dos departamentos e a par dos acontecimentos da startup, oferecendo inúmeros benefícios.
Vantagens do software ERP para a startup
- Melhora o controle do fluxo de caixa;
- Garante pagamento em dia dos boletos;
- Organiza a entrada e saída de produtos no estoque;
- Gerencia as vendas de forma automatizada;
- Aprimora a gestão do departamento fiscal;
- Otimiza os processos do dia a dia;
Dicas para melhorar a automação da startup no dia a dia
A integração da empresa através de um software ERP é totalmente alinhada à ideia proposta por uma startup: inovação, otimização e automação.
Por isso, uma startup, para evitar o período de risco, precisa prezar pela tecnologia; a confiança no trabalho de automação.
Dessa forma, é possível pular etapas, garantir a organização das atividades da startup e garantir que a empresa cumpra os passos para contemplar os investimentos futuros em novas rodadas de negociação.
Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Fique ligado no nosso blog para mais novidades da Triplos Tecnologia e Softaware de Gestão ERP