
O selo de empresa verde está em alta? O que é o selo de empresa verde? Vale a pena comprar dessas empresas?
O selo de empresa verde é uma temática importante no atual contexto do mercado empresarial. Existem muitas demandas em torno da sustentabilidade e da busca por ações que promovam uma relação saudável entre empresa e o meio ambiente.
Mas existem mais dúvidas do que certezas sobre este selo. Muitos acham que ações simples podem garantir essa confirmação, enquanto outros acreditam que vão precisar colocar a empresa e seus lucros em risco para conseguir atuar de uma forma sustentável.
A verdade está entre esses dois caminhos! O selo de empresa verde não é resultado de uma simples implementação de ações sustentáveis, como a reutilização do material. Essa certificação trata também da relação da empresa com a sustentabilidade, em todos os seus processos.
Neste texto, vamos falar um pouco sobre esta sustentabilidade empresarial e qual o verdadeiro valor do selo de empresa verde. Vale a pena investir para conquistar esse certificado? E ele traz alguma garantia ou segurança para o consumidor?
A sustentabilidade empresarial é o ponto de partida
O ponto central para a certificação de empresa verde passa pela implementação de um projeto de sustentabilidade empresarial inteligente. Não é apenas introduzir ações voltadas para a sustentabilidade, sem uma estratégia completa de empresa.
Isso significa dizer que a empresa precisa reconhecer e assumir a responsabilidade social que ela tem com o meio ambiente. Portanto, é necessário preparar um plano baseado em uma avaliação honesta e sincera da maneira como a empresa pode e deve ajudar a sua comunidade.
Três pilares fundamentais da sustentabilidade
O primeiro pilar são os fatores ambientais. Qual a relação da empresa com a natureza? A compreensão sobre quais são os elementos em que a empresa pode melhorar e alcançar resultados mais sustentáveis é fundamental! A empresa precisa preocupar-se em reduzir sua pegada residual.
O segundo ponto é a compreensão da posição social da empresa. Como ela pode transformar a cidade em que atua em um lugar melhor? Essa pergunta vai levantar ideias e apontar para soluções que farão a empresa caminhar para a certificação verde.
Por fim, os fatores da gestão também entram em pauta. Uma empresa sustentável trabalha com transparência e com respeito pelos seus funcionários
e processos internos. Essa preocupação fará um efeito muito importante na instituição.
O que é o selo de empresa verde?
As certificações verdes servem como guias, tanto para outras empresas como para consumidores, que apontam para instituições que estão preocupadas com os fatores lidados acima, e atuam com foco na sustentabilidade, de forma integrada e responsável.
Existem critérios rigorosos para quem quer ganhar a confirmação de ser uma empresa verde, portanto não é algo simples. É por isso que apontamos para a necessidade de uma mudança completa na maneira como a empresa vê a gestão de seus negócios.
ISO 14001 – O mais desejado
Entre os selos verdes existentes, nenhum é mais valioso que o ISO 14001. Esta certificação estrutura um método de atuação que permite que empresas adotem o método Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Esse selo garante um comprometimento da empresa com um sistema de alta qualidade!
As empresas que conseguem garantir esse selo verde demonstraram um grande esforço para atuar de forma sustentável e preocupada com o ambiente que as cerca. Essa certificação traz admiração do mercado e novos clientes!
Procel Edifica
Este selo, criado pela Eletrobras, foca em certificar empresas que atuam comprometidas com a redução do gasto energético e com a introdução de energia renovável na cadeia de produção. Além de ser um importante selo verde, demonstra que a empresa atua de forma eficiente.
Forest Stewardship Council (FSC)
Aqui, a preocupação está em aumentar a inteligência e a sustentabilidade no uso de produtos florestais. Empresas com esse selo demonstram respeito com as florestas, utilizam materiais reciclados e ajudam a preservar árvores e outros tipos de plantações florestais.
Esses três selos são exemplos, mas existem muitos outros selos verdes, cada um com suas peculiaridades e focados em apontar empresas que atuam de forma sustentável em diferentes setores. Agora, vamos falar das vantagens em estar associado com um, ou mais, destes certificados.
Vantagens de ser uma empresa verde
Mas o que uma empresa pode ganhar ao receber um destes selos? Além de receber a certificação de estar atuando de forma sustentável, existem muitas vantagens que vão nascer dessa confirmação ética. Tudo passa por uma garantia de que a empresa atua de uma forma socialmente engajada.
Resultados melhores
A primeira coisa que precisamos deixar claro é que a empresa não perde nada ao adotar uma postura sustentável. Muito pelo contrário: a sustentabilidade introduz muitos hábitos que ajudam no aumento da eficiência dentro da empresa.
Então, a empresa que recebe o selo verde tem em funcionamento um método de gestão empresarial muito eficiente, e que vai garantir resultados ótimos! É inegável que isso tem tudo para modificar os parâmetros da empresa, e aumentar os rendimentos.
Atratividade para colaboradores e clientes
Porém, a grande vantagem de garantir este tipo de certificação é a atração que o selo verde exerce no mercado. Tanto colaboradores em potencial quanto clientes que procuram uma empresa para fechar negócio vão ser atraídos por essa garantia.
Cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com a sustentabilidade, e não querem fazer parte de uma instituição que não se preocupa com isso. Da mesma forma, o cliente ganha confiança ao ver que a empresa passou por esse tipo de checagem.
Preparadas para o futuro!
A última vantagem associada ao selo verde é a garantia de que a empresa está pronta para o futuro! As demandas sustentáveis só deverão crescer nos próximos anos. Empresas que já tem uma estrutura preparada nesse sentido, vão ter a vida muito mais fácil nas próximas décadas.