
O que você precisa saber sobre bancos digitais
Nos últimos dez anos, as opções de bancos mudaram muito no Brasil. Diversos bancos digitais entraram no mercado, oferecendo aplicativos inteligentes e uma redução profunda na burocracia do sistema bancário, e tomaram conta do mercado.
Porém, milhões de brasileiros ainda têm dúvidas sobre fazer a transição para um desses bancos e não entendem quais são as diferenças que estão em jogo nesta escolha. Assim, ainda existem muitos questionamentos, que são válidos, e estão vivos neste mercado.
Quais são as diferenças entre um banco digital e um banco clássico? Como eu vou conseguir ser atendido senão posso ir a uma agência física? E quais são as vantagens de escolher um banco digital? Essas questões exemplificam o sentimento geral do mercado.
Pensando nisso, o Blog Triplos traz esse texto, que engloba tudo o que você precisa saber sobre bancos digitais e quais são as diferenças mais marcantes entre estas opções e os bancos que seus pais usavam décadas atrás.
O que significa ser um banco digital?
A primeira coisa que precisamos deixar claro é a definição do que é um banco digital. Isso porque as diferenças vão muito além de não ter agências físicas e um aplicativo superior! As diferenças também se apresentam no modelo de negócios destes bancos.
Facilidade na hora de abrir uma conta
A grande diferença aparece logo de cara: é muito mais simples e intuitivo abrir uma conta em um banco digital. O processo é todo feito por meio do aplicativo e o resultado é muito rápido. Tudo que você vai precisar fazer é comprovar sua identidade.
Tirando uma foto sua e de seus documentos você terá uma conta aberta, e um cartão já começará a ser confeccionado e enviado para o seu endereço. Essa é a grande marca de um banco digital, e ainda não existe nada igual nos bancos clássicos
Tudo pode ser resolvido pela internet
Para um banco ser considerado digital, é fundamental que você consiga resolver qualquer problema ou tirar qualquer dúvida pela internet, seja usando o aplicativo ou por uma troca de e-mails. Essas instituições bancárias contam com um sistema robusto de atendimento.
Apesar de ser um banco virtual, essas instituições são aprovadas pelo Banco Central e funcionam a partir das mesmas regras dos outros bancos, e têm responsabilidades sérias na internet!
Por que escolher um banco digital?
Ao definir o que é um banco digital, os primeiros motivos que atraem muitas pessoas já foram apresentados, mas eles não são os únicos. Existem muitas vantagens associadas aos bancos digitais, e vamos trazer algumas delas, e explicar em quais casos elas são mais importantes.
Zero taxas para abertura de conta em bancos digitais
A grande vantagem para muitas pessoas é esta. Os bancos digitais não costumam cobrar taxa alguma para permitir que novos usuários abram contas. Isso faz muita diferença para quem está começando em um emprego ou para estudantes que querem começar a adquirir sua independência.
Essas instituições financeiras conseguem oferecer esse serviço por causa da redução incrível de seus gastos por não terem agências físicas. Isso permite que a manutenção das contas seja muito mais barata e fácil para as empresas.
Ótimo para quem não precisa sacar dinheiro
A grande reclamação que se ouve quanto a bancos digitais é que é mais complicado sacar dinheiro dessas contas. E isso é verdade, porém, a cada dia que passa, é mais raro utilizar dinheiro em papel no dia a dia. Além de ser mais prático, é mais seguro e direto usar o cartão.
Os cartões e os aplicativos destes bancos oferecem muitos serviços que facilitam o pagamento de diferentes tipos de contas e aceleram esse procedimento. Portanto, se você não faz questão de sacar dinheiro, você vai encontrar serviços ótimos e compatíveis com a sua demanda bancária.
Aplicativos com ótimas funcionalidades
Existem muitas funções que estão disponíveis apenas nos aplicativos de bancos digitais. Por essa ser a principal plataforma de atendimento e de captação de novos usuários, esses aplicativos são poderosos. Eles oferecem serviços que podem fazer muita diferença na sua vida.
Por exemplo, eles oferecem sistemas completos de investimentos, que permitem que você pegue o seu dinheiro e coloque nos melhores planos de rendimento do mundo. Desde o usuário iniciante até o mais avançado, esses bancos oferecem modos de aumentar o rendimento.
Respondemos o que é Banco Digital e agora qual banco digital escolher?
Agora, vamos falar em termos práticos: qual o melhor banco digital do Brasil? Não existe uma resposta direta, já que cada um oferece diferenciais que vão conversar com um tipo diferente de cliente, mas vamos trazer alguns dos principais e suas vantagens.
Qual o melhor banco digital do Brasil?
Banco Original
Creditado por ser o primeiro banco completamente digital do Brasil, o Banco Original é um gigante do mercado brasileiro. Oferece um sistema bancário robusto e muito confiável no mercado brasileiro. Porém, peca por cobrar uma taxa de adesão, o que afasta muitos clientes
Banco Inter
Uma das opções preferidas do mercado. Tem um aplicativo completo, permite saques gratuitos nos Caixas 24 horas e oferece tudo isso sem taxa de adesão. Também tem cartão de crédito internacional da Mastercard, tudo com boas taxas para seus usuários.
Nubank
Talvez o mais famoso do Brasil, o Nubank começou apenas como um serviço de crédito, ou uma fintech, mas nos últimos anos criou a Nuconta, que encaminhou sua transição para um banco. É uma opção menos robusta que as anteriores, mas tem mostrado ótimo crescimento.
Essas três opções apontam para algumas opções do mercado. Existem bancos digitais mais atrelados a modelos antigos, como o Original, bancos que nasceram na internet, mas hoje são muito robustos e projetos em transição, como é o caso do Nubank.
Independente da sua escolha, existem vantagens em seguir com um banco digital. Estude bem o mercado, veja o que cada uma das opções oferece e você vai descobrir como é simples manter uma conta conectada e moderna em 2022.