
O que é logística 4.0 e por que a Triplos Tecnologia de São Carlos pode te ajudar nesse quesito
Você já ouviu falar sobre os conceitos da logística 4.0? Bom, a Triplos tratará te destrinchar do que se trata e o que abrange este novo conceito que promete revolucionar o mercado para processos logísticos.
Dentro do cenário atual, a logística e todos os processos que acompanham o setor passam a sofrer influências diretas da automação, digitalização e consequente otimização.
Os avanços acompanham a evolução do que chamamos de indústria 4.0. Os impactos, portanto, vão além do trabalho braçal das fábricas. Isso porque eles carregam consigo uma melhor organização dos centros de distribuição, processos tecnológicos e automação sistêmica.
Além disso, surge o que chamamos de supply chain – que veremos mais adiante neste artigo. Dessa forma, é possível entender o presente dos processos logísticos, bem como o avanço progressivo e toda a revolução sofrida/gerada pelo setor.
Assim, preparamos este artigo resumido, embora completo, que dará o norte ideal para a compreensão da logística 4.0, suas características e a real importância dentro das indústrias atualmente.
O que é a logística 4.0?
A Logística 4.0 é a operação sob diretrizes da Indústria 4.0, ou seja que utiliza dos recursos tecnológicos para criar uma cadeia produtiva de larga escala, otimizada, automatizada e eficiente.
Na sequência, a logística 4.0 tratará de otimizar a operação dos processos logísticos. Apesar da redundância, este sistema – que evoluiu conforme o tempo – utiliza de equipamentos que garantam uma cadeia produtiva mais eficiente, tal como veículos, sistemas inteligentes de transporte e contêineres.
Dessa maneira, a Logística 4.0 surge de uma evolução organizada dos conceitos que envolvem os processos logísticos, iniciados no início do século XX.
- Logística 0 (de 1901 a 1940): foco na energia agrária;
- Logística 1.0 (de 1940 a 1960): foco na funcionalidade e necessidades de guerra;
- Logística 2.0 (de 1960 a 1970): foco numa melhor integração dos processos;
- Logística 3.0 (de 1970 a 1980): foco no cliente e na eficiência da entrega;
- Logística 4.0 (início nos anos 1980 e em constante evolução): foco na integração entre processos tecnológicos, chamada de Era do Supply Chain;
Apesar de ser chamada de Era do Supply Chain é preciso entender a diferença entre a cadeia de suprimentos e a logística. A logística envolve transporte, estoque e armazenamento, enquanto que no supply chain as três etapas citadas são essenciais, mas também há o destaque para o contato com fornecedores e destinar o produto aos compradores.
O que é Supply Chain e sua relação com a logística 4.0
Traduzido ao pé da letra como Cadeia de Suprimentos, o termo inglês, Supply Chain, resume muito bem o que é a Logística 4.0. Em suma, esta cadeia envolve todos os processos logísticos que vão além do transporte, entrega e armazenamento, previamente citados.
Na prática, o supply chain envolve todas as etapas da atividade de logística, passando pela compra de matéria-prima até a entrega ao consumidor final. Dessa maneira, todos os processos necessários para dar o devido suporte envolvem essa cadeia de suprimentos.
Relacionando-o a Logística 4.0, que agrega processos tecnológicos e automatizados, o processo de supply chain ainda envolve algumas atividades adicionais: marketing, controle financeiro, atendimento e criação de produtos.
Qual o objetivo da logística 4.0?
A Logística 4.0 tem como principal objetivo agregar modernização, automação e recursos tecnológicos no planejamento logístico como um todo. Dessa maneira, através do uso de tecnologias de otimização (exemplo dos softwares de gestão empresarial), é possível agregar e otimizar as ações dentro da empresa.
Assim, por meio da otimização, os processos fluem com melhor qualidade, garantindo maior segurança, menor risco de erros e, claro, eficiência operacional como um todo.
Com a adoção de um software ERP da Triplos Tecnologia, por exemplo, os setores de uma empresa podem ser conectados entre si. De modo, assim, a garantir um processo seguro desde o contato com o fornecedor até a entrega para o consumidor final.
Dessa forma, o software de gestão garante uma integração concreta entre setores, que tem por objetivo facilitar os processos logísticos. Isso envolve, portanto, gestão de estoque, contato, transporte, conectividade e satisfação do cliente.
Decisões estratégicas são, por conseguinte, tomadas para flexibilizar o atual modelo de negócio, digitalizando o ecossistema logística e estreitando as relações entre empresa, fornecedores, colaboradores, parceiros e clientes.
Benefícios da logística 4.0
- Eficiência operacional
- Redução de perdas
- Informações em tempo real
- Aumento da satisfação dos clientes
- Alta conectividade
Como a logística 4.0 pode impactar nos meus negócios
A Logística 4.0 não abrange apenas computadores na empresa, mas sim adoção de softwares ERP capazes de somar aos processos e aplicações da empresa.
Proporcionar, portanto, maior controle nos processos e garantir uma operação logística que facilite na comunicação entre setores através de recursos tecnológicos.
Dessa maneira, a Logística 4.0 permitirá sempre que as empresas prezem pela comunicação de qualidade, organização dos processos e transparência entre todos os que atuam no processo logístico.
Com a adoção de um software ERP de qualidade, é possível ingressar de vez no mercado moderno e se diferenciar da forte concorrência presente.