
O que é empreendedorismo?
A palavra do momento no mundo dos negócios é empreendedorismo. Todo especialista e profissional qualificado traz esse conceito como um caminho fundamental no atual contexto brasileiro e global, e eles têm toda a razão!
O empreendedorismo está presente em muitas ações modernas no mercado, que cada vez mais incentiva o uso de técnicas inteligentes, modernas e arrojadas na atuação diária. Por isso, o empreendedorismo também tomou dimensões que vão muito além de seu significado no dicionário.
Sim, o empreendedorismo consiste no ato de empreender, como diz o dicionário. Mas quais as implicações disso no mundo profissional? Atualmente, empreender está ligado à noção de inovação e na constante busca por oportunidades.
Então, nesse texto, o Blog Triplos traz para você o que é o empreendedorismo, em todas as suas facetas, e alguns exemplos de formas para empreender no mundo moderno. Esses tipos demonstram caminhos para quem quer utilizar a inovação como pulsão na carreira.
O que é o empreendedorismo?
Antes de qualquer coisa, é importante definir o que é o empreendedorismo. O ato de empreender tem a ver com a criação. Então, o empreendedor é aquele que promove algo novo, e cria um caminho ou uma solução a partir de uma oportunidade.
A imagem que vem à cabeça quando pensamos no empreendedor é aquela pessoa que se arrisca e cria um negócio por conta própria, propondo uma nova solução no mercado em busca da inovação. O empreendedorismo é isso e muito mais, como veremos mais adiante.
Características do empreendedor
O sucesso na hora de empreender depende de muitos fatores e do comprometimento do profissional em trabalhar de acordo com o planejamento e com foco no crescimento sustentável. Segue abaixo algumas características esperadas de um empreendedor.
- Coragem: é necessário ter muita coragem para empreender, especialmente em mercados complexos como é o atual cenário brasileiro.
- Planejamento: a coragem não pode, jamais, ser confundida com irresponsabilidade. Ela precisa ser acompanhada de um planejamento completo de investimentos e projetos.
- Confiança: acreditar na qualidade do trabalho da equipe e dos planos traçados é fundamental para um empreendedor. Isso gera efeitos em todo projeto.
- Resiliência: são muitos os desafios na hora de empreender. Por isso, quem quer seguir esse caminho precisa ter a capacidade de lidar com dificuldades mantendo o foco.
- Liderança: o empreendedor também precisa ser um líder eficiente. Não adianta ter as melhores ideias do mundo e não conseguir passar elas para os colaboradores.
- Visão: é fundamental que um empreendedor consiga ver além daquilo que está bem na sua frente. O profissional que deseja empreender precisa ter uma visão completa do mercado.
Quais os tipos de empreendedorismo?
Agora que esclarecemos o que é o empreendedorismo e quais são as características que estão associadas a este profissional, podemos falar sobre algumas formas de empreendedorismo. Esses são exemplos que apontam para leitura prática do que significa empreender.
São exemplos que fazem parte do mercado nacional e global, e rotas para quem quer seguir esse caminho profissionalmente. Porque empreender não é só uma questão de ter um negócio ou não. Isso pode se manifestar de outras formas.
-
Empreendedor de pequeno negócio
O primeiro exemplo é o mais conhecido, mas também o mais presente no mercado brasileiro atual. Em todo o País, homens e mulheres estão abrindo pequenos negócios familiares ou com algum parceiro para a atuação em uma cidade ou região.
Esses empreendedores focam em manter o empreendimento funcionando com lucro constante, e a expansão não é uma prioridade, pelo menos em um momento inicial. A prioridade nesse tipo de empreendedorismo é o sustento familiar e a criação de um negócio forte, mesmo que pequeno.
-
Microempreendedor individual ou MEI
Já o microempreendedor individual, ou MEI, é um empreendedor que trabalha sozinho, e muitas vezes acaba atuando como um prestador de serviços para empresas ou para outros indivíduos. É um modelo de empreendedorismo no Brasil.
Esse caso se aplica para empreendedores que circulam valores relativamente baixos. O MEI funciona como uma porta de entrada para milhares de brasileiros que visualizam um caminho em suas carreiras com o empreendedorismo, e acabam crescendo a partir desse modelo.
-
Empreendedorismo corporativo
As grandes empresas também utilizam empreendedores. Além da chefia, alguns funcionários atuam de forma empreendedora em diversos setores, buscando soluções inteligentes e inovadoras para problemas que aparecem na rotina da instituição.
Esses profissionais são vistos como peças fundamentais para o sucesso destas instituições, porque é por meio destes empreendedores internos que a empresa vai melhorar sua eficácia interna e evoluir os seus processos.
-
Empreendedorismo Social
O conceito de empreendedorismo não está presente apenas no mundo empresarial. Como mencionamos anteriormente, o conceito tem haver com inovação e busca de soluções, e muitas pessoas utilizam essas ideias para promover ações sociais.
São empreendedores que atuam focados em gerar um impacto positivo na sociedade, por meio de trabalhos filantrópicos e sem fins lucrativos, como é o caso de ONGs. Essas pessoas colocam as bases do empreendedorismo em ação para objetivos socialmente importantes.
Isso porque, mesmo quando o fim de uma organização não é o lucro, a gestão inteligente dos recursos ainda é fundamental. Uma ONG, por exemplo, precisa se manter financeiramente viável, mesmo que o lucro não seja o objetivo final.
Portanto, fica claro que o empreendedorismo tem muitas facetas e muitas formas de se manifestar no mercado. Ele é, antes de qualquer coisa, uma noção ligada à inovação, e a busca de formas inteligentes de lidar com adversidades.