
Internet das coisas: o que é e os impactos? A Triplos Tecnologia explica como usar
O termo Internet das Coisas pode parecer um pouco futurístico. Contudo, ele é mais simples de compreender do que aparenta. Quando se utiliza software administrativo, é sempre bom entender sobre o potencial que esses conceitos carregam.
Você já parou para pensar que, atualmente, vivemos muito mais no mundo online do que no mundo considerado offline? Tudo no nosso dia a dia é pautado em consumir a internet.
Estudar, trabalhar, conversar com amigos, contato com família e assim por diante. A Matrix já está caminhando a passos largos para surgir.
Dentro de uma empresa já se utiliza sistema administrativo para integrar setores. Programas de computadores sofisticados para facilitar o trabalho. Contato entre colegas de trabalho via mensagens de texto.
A Internet das Coisas caminha junto a isso: em todas as coisas nós usamos a internet. Tudo no nosso cotidiano usufrui da internet, e caminhar contra essa maré, é se afogar em uma poça d’água.
O que é a Internet das Coisas?
Você já parou para perceber como tudo atualmente possui internet? Quase todos os elementos presentes em nosso cotidiano estão conectados a uma rede de dados que os interligam e permitem comunicação entre as pessoas?
O software administrativo, por exemplo, com infinidade de modelos e funções existentes permite a escolha da opção que melhor irá satisfazer as necessidades do cliente.
Aparelhos, portanto, permitem essa integração, interligação e interconexão. A Internet das Coisas explora o melhor das aplicações em praticamente todos os setores.
Desde a saúde até o setor de vendas, passando por veículos com IA (Inteligência Artificial) avançada ou ainda casas autônomas.
Por isso, o conceito prático de Internet das Coisas refere-se à rede de dados dos itens de qualquer natureza que podem se conectar à internet, coletar informações e transmitir dados. Algo que vem crescendo exponencialmente, sobretudo nos últimos anos.
Como surgiu esse termo?
O termo foi cunhado em 1999, mas já é debatido desde o início dos anos 1980. Foi o britânico Kevin Ashton o responsável por permitir que “coisas” se conectassem à internet.
A ideia, entretanto, é bastante debatida desde meados dos anos 1980. O próprio Ashton, que desenvolvia sistemas que conectassem coisas à internet já nessa época, admitiu que o melhor termo seria “Internet Para As Coisas”.
De modo que a internet era implantada a simples objetos do cotidiano. Exemplo é a torradeira conectada à internet ou ainda a geladeira que avisaria quando latas de bebidas estariam geladas e se o estoque estava em dia no seu interior.
Com o passar dos anos, o mecanismo se desenvolveu. Casas inteligentes e carros autônomos passaram a reinar no mercado, principalmente com a chegada do século XXI.
Qual a relação com software administrativo?
A relação entre software administrativo e Internet das Coisas está na capacidade de conectar e automatizar a gestão empresarial. Atualmente, com as inúmeras opções de software administrativo, as variáveis jogam a favor do gestor.
Por exemplo, o MaxManager é um sistema administrativo completo, mas que pode ser dividido em módulos. Sua integração dos setores se dará conforme a necessidade do contratante.
Outro exemplo é a Automação de Força de Vendas (AFV), que, conectada a um smartphone ou tablet, tem sua funções executadas à palma da mão.
Como alcançar o potencial da Internet das Coisas?
Estar conectado é fundamental para o crescimento da empresa. Por mais saudosistas que possamos ser, quanto maior a conexão, maiores são os resultados.
A automatização otimiza. No cotidiano é possível perceber a aplicação da Internet das Coisas nos mais variados elementos, como:
- Uso de Smartwatches;
- Smart Homes ou Smart Offices;
- Sistema administrativo de gestão;
- Automação de Força de Vendas no Varejo;
- Adoção de carros inteligentes;
- O potencial da Internet das Coisas é estar alinhado ao sistema administrativo da empresa. Cercar o cotidiano de trabalho com redes que coletam dados e transformam em informação é imprescindível para o crescimento.
A Triplos Tecnologia te ajuda a aplicar a Internet das Coisas
O potencial da Internet das Coisas é imenso. Afinal, um mundo conectado facilita comunicação. Comunicação facilitada evita ruídos. Sem ruídos, a fluidez é maior.
Com a Internet das Coisas é possível ganhar no cotidiano da empresa. Apesar do receio de muitos com o avanço tecnológico, ele veio para ficar e auxiliar no cotidiano das pessoas.
Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja o nosso sobre o que é Kanban, metodologia Kanban e Software Administrativo Triplos