
Gestão do conhecimento: você sabe o que é? A Triplos explica
Você já ouviu falar sobre gestão do conhecimento? É um termo ainda bastante novo no Brasil. Oriundo do inglês, knowledge management, a gestão do conhecimento pode ser um importante alicerce dentro de uma empresa, sobretudo quando se adota um software ERP.
Isso porque, assim como um software de gestão empresarial, a gestão do conhecimento busca integrar áreas; dessa maneira, os setores acabam se aproximando, com intuito de dar um gás na produtividade da empresa.
Dentro de uma organização empresarial, a gestão do conhecimento é imprescindível. Contudo, antes de compreender de forma mais aprofundada esse conceito, precisamos entender alguns pontos:
- O que é a gestão do conhecimento?
- Como e onde aplicar esse conceito?
- Qual a relação dele com o software ERP?
Tendo estes três questionamentos como norte, fica muito mais didático para a Triplos São Carlos explicar o que é gestão do conhecimento. Afinal, sua relação tão próxima com o software ERP e o fato de ser uma novidade podem confundir um pouco no momento de conceitualizar.
A transformação dos processos pela gestão do conhecimento
A transformação proporcionada pela gestão do conhecimento é impactante tal qual a implantação do sistema ERP em uma empresa. Além de potencializar a produtividade de uma equipe, a gestão do conhecimento redefine as ações dentro de uma empresa.
No entanto, retomemos as três questões levantadas alguns parágrafos anteriores. Afinal, o que é gestão do conhecimento? Como se aplica? Qual a relação dela com o software ERP?
São dúvidas que definitivamente permeiam quem lê sobre esse conceito ainda tão recente. Antes de se aprofundar sobre, porém, é fundamental compreender o básico sobre ele.
O que é a gestão do conhecimento? A Triplos São Carlos explica!
Dentro do conceito de gestão do conhecimento, entende-se que ele é o processo de identificação daquilo que é necessário para desenvolver uma determinada organização (empresa).
Além disso, ela abrange a avaliação da disponibilidade destes conhecimento. Bom, isso é a teoria.
Dentro da prática aplicada, é um pouco diferente. Isso porque, inclusive, a gestão do conhecimento se alinha ao software de gestão empresarial, que visa a integração entre setores.
Dessa maneira, a gestão do conhecimento, na prática, se dá pela constituição de um diálogo entre diferentes alas de uma empresa. Setor estratégico, de informação, organização e TI se unem em prol de melhorar o funcionamento da empresa.
Como, onde e por que se aplica este conceito?
De forma resumida, a gestão do conhecimento abrange maneiras de transformar dados e informações em conhecimento aplicável. Conduzir, assim, a empresa à tomada de decisões importantes a partir de dados organizados e sistemáticos.
Por meio disso, os profissionais das áreas integradas da gestão do conhecimento participam ativamente do desempenho das equipes. Com dados e informações organizados, acelera-se a curva de aprendizado e compartilhamento de conhecimento (dados) é incentivado.
O motivo de aplicar a gestão do conhecimento, portanto, é o ganho de produtividade conforme o passar do tempo. Isso ocorre porque a gestão do conhecimento padroniza os processos e diminui erros comuns do cotidiano.
Para começar, há um ganho significativo de produtividade. Isso acontece pois a gestão do conhecimento ajuda, por exemplo, a padronizar processos e diminuir a defasagem da performance nas equipes.
Gestão do conhecimento e a relação com software ERP
A relação com a implantação do software ERP está muito próxima, uma vez que o centro de ambos é a integração entre setores. Aproximar para facilitar os dados e informações de “cada lado”, visando uma melhor comunicação.
De certa forma, a gestão do conhecimento é um complemento à gestão empresarial, e vice-versa. Contudo, enquanto a gestão do conhecimento foca no compartilhamento e tradução dos dados e informações disponibilizados, a gestão empresarial visa a aplicação destes dados e informações em ações estratégicas.
Portanto, tanto o software ERP como a gestão do conhecimento tornam-se fundamentais dentro de uma empresa. De modo a garantir acesso aos dados, integração entre setores, interpretar informações e assim aplicar em estratégias potenciais.
Gostou do artigo? Veja o nosso sobre: podcasts de administração de empresas e gestão empresarial