Como a valorização da experiência do colaborador pode ser fundamental para sua empresa?
Você já ouviu falar sobre o termo Experiência do Colaborador? Bom, se não ouviu não há problema. Afinal, é um assunto bastante novo e com diversas ramificações dentro dele mesmo.
Experiência de Colaborador envolve todas as interações da empresa com o seu funcionário. Empresas que investem neste setor são consideradas muito mais inovadoras, engajadas e capazes de apresentar resultados muito melhores.
“Mas, por quê?”, você questiona.
Basicamente é uma forma de cuidar e zelar pelo maior e mais valoroso capital de uma empresa: o humano. Na mesma direção, dar continuidade à melhora de serviços e do próprio ambiente de trabalho para uma melhor atuação do colaborador.
Vale destacar que gerir o capital humano deixou de ser apenas controlar a força de trabalho. Atualmente, é preciso expandir limites nos setores e buscar proporcionar sempre uma melhor experiência do colaborador.
O que é a Experiência do Colaborador?
Já consolidado nos Estados Unidos, onde é chamado de employee experience (EX), a Experiência do Colaborador é, por meio de viés estratégico, entender a relação do funcionário com seu ambiente de trabalho e sua função.
A partir disso, o olhar de organização e o ponto de vista do colaborador passam a ser ressaltados, bem como a empresa como um todo entende, aprende e compreende tais objetivos expostos.
Assim, a Experiência do Colaborador (EX) mapeia os pontos de contato do colaborador antes, durante e até mesmo depois, a fim de aprimorar ações futuras.
Como a Experiência do Colaborador melhora o resultado das empresas
Antes de focar nos resultados, é preciso saber os caminhos para melhorar a Experiência do Colaborador. Para isso, quem toma a frente do projeto é o RH, que deverá ter como foco tornar o ambiente de trabalho muito mais sereno e leve.
Uma ruptura da tradicional organização trabalhista deve ser feita. Dessa forma, os resultados serão notados. É sair da caixinha de 1921 e pousar diretamente em 2021
Ações simples, rápidas e imediatas podem ser tomadas e rapidamente revolucionar internamente o ambiente da empresa, tais como:
- Feedback dos colaboradores;
- Engajar funcionários;
- Oferecimento de promoções;
- Liberdade de escolhas;
- Diálogo aberto;
Estes cinco pontos podem facilmente ser adotados e rapidamente resultados positivos serão coletados.
Empresas que engajam seus funcionários em projetos possuem 2,5x mais resultados em comparação com concorrentes que não investem no engajamento do colaborador.
Este estudo foi feito pelo 2020 Global Employee Trends, que aponta a melhoria da capacidade da empresa diretamente relacionado ao investimento em melhorias da Experiência do Colaborador.
Como melhorar essa Experiência do Colaborador?
A melhora da Experiência do Colaborador pode ser feita com ações imediatas, mas também abrange todo um projeto dentro da empresa destinada ao funcionário. Confira!
Conceda oportunidades
Muitas vezes as empresas se engessam e dificultam o acesso macro de colaboradores a novas oportunidades. Uma ação como essa pode desencadear uma pirâmide hierárquica interna, capaz de gerar problemas e tensões internas.
Portanto, é preciso democratizar o acesso a oportunidades dentro do ambiente de trabalho.
Comunicação é fundamental
Não basta só falar e dar ordens. É preciso ouvir o funcionário, dialogar e abrir um canal de comunicação correto e eficiente. Dessa forma, menos ruídos existem e, consequentemente, o engajamento será maior.
Treinar e capacitar
Investir em cursos, treinamentos e exercícios práticos para melhorar as ações por parte dos funcionários da empresa. Os colaboradores precisam ser valorizados e sentirem os efeitos práticos deste investimento.
Ser flexível
Flexibilidade é tudo em um moderno ambiente organizacional. A empresa deve fornecer esta flexibilidade, dentro dos limites cabíveis, para que o funcionário tenha a liberdade de produzir de acordo com o seu perfil.
3 Exemplos de ações práticas da Experiência do Colaborador
- Trabalho focado em canal de comunicação mais aberto, inclusivo e convidativo;
- Desenvolver programas que beneficiem o estilo de vida, hobbies e estimule o lazer do colaborador;
- Suporte à saúde mental e física dos colaboradores;
Qual o próximo passo da empresa?
A valorização da Experiência do Colaborador é um processo. A adaptação é gradual, mas as ações podem ser imediatas.
Começam com um primeiro direcionamento e, logo depois, passa-se para ações mais práticas e incisivas. Dessa maneira, o colaborador se sente valorizado, apreciado e, consequentemente, engajado nos projetos da empresa.
Que tal, então, começar agora?