
Analista logístico? O que faz? Saiba mais sobre essa profissão do presente e futuro aqui
A logística é um elemento fundamental em empresas de diferentes setores. Por isso, a profissão de analista logístico tem um grande papel na atual realidade empresarial nacional e global, e esse papel deve crescer!
Com o aumento do foco em gestão inteligente, moderna e integrada, a tendência é que esta profissão, que já tem um papel muito importante no mercado, receba ainda mais atenção no futuro.
Mas a verdade é que muita gente ainda não compreende exatamente o que faz o analista logístico e o que significa o foco na gestão. Quais são as funções atreladas a essa profissão? Como focar nela pode gerar resultados positivos?
Nesse texto, vamos trazer tudo que você precisa saber para entender a localização empresarial do analista logístico e o que esse profissional tem para oferecer em uma empresa moderna e estruturada para o sucesso, e quais resultados serão sentidos por sua presença.
A importância da logística
Primeiramente, é fundamental frisar a importância da logística na rotina empresarial e nos processos que buscam a criação do sucesso interno e nos resultados de médio e longo prazo.
A qualidade do atendimento ao cliente e dos produtos entregues pela empresa passam diretamente por uma logística organizada, que faça com que todos os prazos sejam respeitados e os padrões de qualidade seguidos à risca.
Por isso, a logística faz parte de uma visão completa da empresa, desde o planejamento interno até o tratamento com o cliente e na criação de uma relação forte com o mercado em que a instituição está inserida. Tudo isso passa por uma logística competente.
Nesse sentido, o analista de logística acaba sendo responsável por controlar e garantir o sucesso de diferentes processos na empresa. Não à toa, é um profissional que tem recebido mais atenção em diferentes mercados.
Funções marcantes de um analista de logística
Considerando isso, é fundamental que este texto passe pelas funções que podem, e devem, ser supervisionadas e comandadas por um analista de logística. Essa lista exemplifica de uma forma muito clara porque esta é considerada a profissão do presente e do futuro.
Registro
A gestão moderna passa por uma logística integrada que considere a importância de ter todas as entradas e saídas da empresa catalogadas. Por isso, analistas de logísticas são profissionais fundamentais para a criação de um registro uniforme na logística interna e externa.
Tudo precisa ser cadastrado de forma padronizada e segura. Portanto, este profissional deve ser capaz de gerir um sistema inteligente que permita que diferentes setores trabalhem unidos, realizando os registros de forma constante.
Armazenamento
Um dos elementos que vai passar por esse registro é o de armazenamento, e o analista de logística também precisa trabalhar e entender o funcionamento deste setor. Esse setor precisa agir de forma muito coerente com as necessidades e o modelo de atuação da empresa.
O analista de logística precisa saber qual a melhor maneira de armazenar os produtos e os instrumentos utilizados pela empresa. Por exemplo, se o espaço físico necessário for muito grande, é fundamental que a logística da empresa garanta o melhor aproveitamento do espaço.
Também é fundamental que o armazenamento esteja de acordo com demandas de saúde e segurança, como é o caso de produtos alimentares que precisam estar refrigerados ou materiais que demandam um espaço arejado.
Estoque
Na mesma linha, o controle do estoque cabe ao analista de logística. Saber como está o estoque e quais as demandas da empresa para a manutenção de um ritmo correto de produção é fundamental para o dia a dia empresarial.
Por isso, o analista deve estar em cima do controle do estoque, para garantir que a produção ou a entrega não parem por causa de déficits no estoque! Isso é essencial para evitar prejuízos financeiros e ruídos na relação da empresa com clientes e colaboradores.
Atendimento ao cliente
Pode não parecer, mas a logística tem papel fundamental na relação entre a empresa e o cliente. O processamento dos pedidos dentro da máquina interna da corporação é fundamental para a manutenção de boas relações com o mercado, e na fidelização da clientela.
O analista de logística precisa atuar para garantir que todo pedido seja recebido de forma organizada e que seu processamento seja rápido e sem problemas! Ele é o principal responsável por garantir que nenhum pedido se perca entre os vários processos, desde o pedido até a entrega para o cliente.
Transporte
Por fim, o analista de logística controla todos os tipos de transportes da empresa, tanto na chegada da matéria-prima como na saída do produto para clientes e lojistas. Esse processo é caro, trabalhoso e demanda um alto nível de eficácia.
O analista de logística precisa garantir que tudo funcione de maneira correta e que os processos sejam pensados para evitar qualquer tipo de desperdício, considerando tudo que pode dar errado e gerar problemas na cadeia de transporte.
O analista de logística no futuro
Apesar de já ser uma profissão muito presente no mercado empresarial, o analista de logística ganha em importância enquanto empresas buscam aprimorar seus processos e automatizar a gestão interna. Por isso, essa profissão só cresce.
A tendência para o futuro da profissão é o aumento exponencial no uso de sistema inteligentes e integrados, que façam com que todos os processos aconteçam de forma interligada, e sempre focada na eficácia do funcionamento interno.
A tecnologia tem um papel cada vez maior em empresas que funcionam em torno da gestão moderna de seus processos. Por isso, a atuação do analista de logística deverá ser focada para sistemas inteligentes e automatizados, que oferecem serviços qualificados e dinâmicos.
Gostou do artigo? Veja outros no nosso blog: www.triplos.com.br/blog