
A história do Empreendedorismo
A história do Empreendedorismo
No mês de outubro comemora-se o dia do empreendedor. Essa atividade, que é muito mais que uma profissão, cresce anualmente no Brasil e viveu uma importante expansão durante os últimos dois anos. Milhões de brasileiros decidiram tomar as rédeas de suas carreiras.
Para marcar essa data e manifestar respeito e admiração pelos empreendedores do País, vamos falar um pouco sobre a história do empreendedorismo e quais são as características que marcam esse profissional, desde o começo de sua longa tradição.
Essa leitura histórica é fundamental para que você entenda o que significa empreender e como é possível crescer nessa linha de atuação de forma inteligente e revolucionária, sem perder a dimensão daquilo que você quer conquistar.
Nesse texto, o Blog Triplos traz para você a história do empreendedorismo, passando pela definição deste conceito até uma projeção para o futuro desta área: considerando a história do empreendedorismo, o que podemos esperar do futuro?
O que é empreendedorismo?
O conceito de empreender tornou-se muito comum no dia a dia de milhões de brasileiros. A escassez de postos de trabalho bem remunerados e a falta de liberdade e rota de crescimento nas grandes empresas fez com que muitos decidissem virar seus próprios chefes.
Essa visão está no coração do que significa empreender. O empreendedorismo pode ser definido como a capacidade de um profissional de encontrar soluções variadas e modernas a problemas profundos em seu mercado de trabalho.
Isso quer dizer que o significado de empreender é a capacidade de revolucionar e romper com os parâmetros atrasados de uma indústria e propor uma verdadeira mudança na maneira como as decisões são tomadas.
A origem da palavra
A palavra empreendedorismo é originária do termo “entrepreneur”, do inglês. Ela serve para definir pessoas que focam em inovação e na construção de novas soluções para problemas antigos, por meio da capacidade de tomada de decisão e de uma visão analítica dos problemas.
Portanto, empreendedorismo tem a ver com a tomada de risco e com um trabalho focado em solucionar problemas de forma criativa e baseada na desconstrução de travas antigas e dificuldades que possam ter impedido o avanço profissional no passado.
Ao pensar em empreendedorismo, é natural imaginar um profissional jovem e inovador, pronto para romper com noções antigas e promover uma evolução. Isso pode ser visto em toda a história desta atividade, desde sua origem
Os primeiros empreendedores
Desde que o ser humano passou a tomar decisões analíticas para solucionar problemas, é possível dizer que ele estava empreendendo. Porém, como conceito profissional e presente no mundo moderno, o empreendedorismo surgiu apenas no século XVII.
Foi durante a revolução industrial, na Inglaterra e em partes proeminentes da Europa, que os primeiros empreendedores surgiram e que o conceito entrou no vocabulário do mundo de negócios.
Esse era um período de muitas oportunidades, devido as novas máquinas e formas de produção que surgiam, e aqueles que conseguiam enxergar oportunidades para investir e construir negócios eram vistos como “entrepreneurs”, ou empreendedores.
A revolução informacional e uma nova onda empreendedora
Até a segunda metade do século XIX, a condição de empreendedor havia perdido muito espaço. Os processos industriais estavam, em grande medida, estagnados e o mundo profissional não vivia uma grande revolução em décadas.
Foi com o surgimento dos primeiros computadores modernos, nos anos 1980, que o mercado sofreu uma nova revolução, guiada pela informação e pelo poder de computação rápida e eficaz de dados. As últimas décadas foram de constante crescimento para o empreendedorismo.
A internet permitiu que pessoas com pouco poder de capital corressem o risco inerente ao empreendedorismo, já que com um computador conectado na internet é possível manter uma empresa competitiva. Essa nova visão de mercado teve profundo impacto no Brasil.
O empreendedorismo brasileiro
Foi nos anos 1990 que o empreendedorismo, de fato, entrou no Brasil e começou a mudar profundamente o mercado nacional. O crescimento da cultura empreendedora no mundo inteiro chegou por aqui e inspirou uma geração de brasileiros.
Os níveis globais de comunicação, troca de informação e conexão em torno dos computadores fez com que os brasileiros precisassem conectar-se com essas demandas e também caminhar nesse ritmo. Essa mudança foi muito importante para que nossas empresas fossem competitivas em um nível global.
O crescimento econômico vivido pelo Brasil nos anos 2000, resultado de políticas que incentivaram a compra de mais computadores e produtos tecnológicos, fez com que, atualmente, o Brasil seja um grande expoente global do empreendedorismo.
O futuro do empreendedorismo
A história do empreendedorismo sempre foi baseada em inovação e a busca por soluções inteligentes e que mudem a regra do jogo. Compreender isso é fundamental para traçar uma visão completa sobre seu futuro e entender quais são as tendências do mercado.
Ao se falar de empreendedorismo, sempre falaremos de inovação e revolução, e da busca por novas soluções em uma visão global e completa. Por isso, o futuro do empreender também será baseado nessas ideias centrais.
A tendência é que novas visões tecnológicas e técnicas de atuação ganhem ainda mais importância no futuro do empreendedorismo, e que esses profissionais consigam gerar novas maneiras de encarar o trabalho.
O futuro é agora!
O Brasil é, e continuará sendo, um ponto central do empreendedorismo global, e nosso mercado tem muito orgulho disso. Portanto, esse é o momento de começar um movimento de inovação em sua área e a promoção de suas ideias.
O Blog Triplos acredita que o empreendedorismo está diretamente ligado com a capacidade de solucionar problemas e melhorar as condições de trabalho em um mercado e um ramo de atuação. Promova essa revolução!