
O que é empreendedorismo e ser um empreendedor?
Empreendedorismo pode ser definido como um novo termo na língua portuguesa. Ele não existia há alguns anos, e ultimamente tem sido frequentemente salientado e destacado.
Mas o conceito ainda fica um pouco vago para muitas pessoas. Afinal, o que é o empreendedorismo? Bom, para entender o conceito de empreendedorismo, é fundamental antes conhecer quem está por trás.
O empreendedor já existe antes mesmo da palavra empreendedorismo entrar no vocábulo cotidiano. O que então faz de uma pessoa uma empreendedora? Quais as características de um empreendedor?
O que é um empreendedor?
Empreendedor é aquela pessoa com um olhar diferente. Ele enxerga, promove e vê as brechas necessárias para iniciar uma nova oportunidade de negócio. Ele se arrisca, e coloca em prática; em ação, aquilo que planejou.
É bastante comum imaginar que o empreendedorismo está geralmente ligado a uma ideia inovadora dentro do mercado. Contudo, isso passa longe de caracterizar uma ideia empreendedora.
Os profissionais empreendedores destacam-se por buscar sempre o aperfeiçoamento, a melhora, a evolução e, acima de tudo, o diferente. Ou seja, não é necessariamente o empreendimento diferente e inovador, mas a ação com a ideia.
O número de empreendedores no Brasil cresce vertiginosamente, mas ainda há dúvidas sobre como é a atuação de um empreendedor. Afinal, o número majoritário ainda é de microempresas e pequenas empresas.
Assim, a ideia principal envolvendo o empreendedorismo é focar em estratégias criativas e diferenciadas. O intuito é entregar valor ao cliente e uma nova forma de enxergar e apresentar um mesmo produto em alta.
Características de um empreendedor
- Deve estar sempre se aperfeiçoando e estudando;
- Nota as oportunidades ao seu redor para apresentar o diferente;
- Ignora o primeiro erro, não baixa a cabeça e segue em frente;
- Tira lições do primeiro erro para acertar na próxima oportunidade;
- Capacidade de liderança para ordenar as melhores estratégias de negócio;
- Entende que o trabalho deve ser com foco na qualidade e na eficiência;
- Estabelece metas e não teme riscos;
- Trabalha com independência, diferenciando a vida pessoal da vida profissional;
- Busca iniciativas para alcançar resultados;
- É 100% comprometido com seu trabalho para crescer;
Afinal, o que é empreendedorismo?
Empreendedorismo, portanto, é a capacidade que uma pessoa possui de identificar problemas e enxergar oportunidades. Por meio disso, ela desenvolve soluções pontuais, e investe na criação de algo que vai solucionar um problema da sociedade.
Por esse motivo empreendedorismo pode não ter qualquer relação com o empresário, mas com o empreendedor. Empreender é ter iniciativa por meio de uma empresa ou projeto que gere impacto nas pessoas.
O empreendedorismo, assim, preenche lacunas que envolvem problemas a serem solucionados. Com ideias inovadoras, e enxergando as possibilidades, o empreendedor encontra meios para alcançar os objetivos.
Portanto, o empreendedorismo vai muito além do conceito de mercado, pois empreender é uma ação que procurar ajudar a sociedade.
A Triplos apoia o pequeno, médio e grande empreendedor
De modo a garantir que soluções sempre sejam apresentadas à sociedade, a Triplos apoia integralmente o pequeno, o médio e o grande empreendedor. Além de solucionar muitos problemas, o empreendedor tem uma participação muito importante na sociedade.
Afinal, é ele que movimenta o mercado, tanto econômico, como também de trabalho. Dessa maneira, tudo gira em torno da ação daqueles que se arriscam no improvável, para entregar o melhor a quem precisa.
Gostou do artigo? Deixe um comentário!