
O que a série Game Of Thrones pode te ensinar sobre gestão empresarial
A série Game Of Thrones, da HBO, é um verdadeiro sucesso entre todos os públicos. Caminhando para a reta final, a trama já está na sua última temporada, e, ao longo de toda história, proporcionou diversas visões acerca de assuntos que iam além da Guerra dos Tronos.
Aclamado por quase uma unanimidade de aficcionados por programas de televisão, Game Of Thrones definitivamente chegou para ficar. Apesar de seu final próximo, as marcas da série deixam uma herança para os telespectadores que acompanharam temporada a temporada.
São estas marcas e ensinamentos que definitivamente eternizam uma série. Dentre estes ensinamentos há os paralelos possíveis de serem traçados entre a ficção e a vida real.
É o alinhamento perfeito da gestão empresarial e de vários pontos da trama da HBO. Claro que Game Of Thrones apresenta diversas nuances, mas saiba que é possível enxergar aquele pingo de gestão dentro da série. Quer saber como? Veja!
Como Game Of Thrones e software de gestão empresarial estão próximos?
Após 8 temporadas, muita coisa já aconteceu na série. Tanta coisa que, inclusive, dedicar somente um texto seria difícil. Foquemos no antro da série, os objetivos, a integração e os resultados (que ainda estão para chegar).
A trama gira em torno de uma organização, que busca alcançar objetivos pontuais, por meio da integração, contato constante e avaliação dos resultados para seguir progredindo.
Pois bem, isso tudo se assemelha à gestão. Planejar para, assim, alcançar os objetivos esperados. Ao longo de todas as 7 primeiras temporadas – e a oitava pode muito bem ser incluída – a trama gira em torno de uma gestão entre os reis dos tronos.
Dessa maneira, Game Of Thrones pode ser visto com olhar daquele que busca aplicar uma gestão mais eficiente em seu negócio. Visando o crescimento, a fim de conquistar resultados pontuais.
6 motivos que fazem de Game Of Thrones um exemplo de gestão
1) Daenerys Targaryen: um exemplo a não ser seguido
Estratégias frustrantes, começo poderoso e derrocada. A personagem de grande prestígio, no entanto, ficou aquém das expectativas. Ao iniciar com um grande exército, acabou não planejando suficientemente, focando em apenas uma estratégia final (conquistar a confiança de Jon Snow) e colocando sua equipe (dragões e exército) em risco para tal.
2) Petyr Baelish: ações são mais importantes que palavras
O Mindinho, desde o início de Game Of Thrones, busca manipular as pessoas. Ou seja, muita fala, muita promessa, muita conversa. Pouca ação. É necessário agir para conquistar resultados positivos – diferente do que aconteceu com o personagem.
3) Arya Stark: carisma e obsessão
Arya, para alcançar seus objetivos, usou de seu carisma para se aproximar e persuadir. Seus objetivos só poderiam ser alcançados após a morte de sua família. Foi o que a jovem fez. Dos objetivos, criou uma obsessão.
4) Sansa Stark: estratégia pontual
Sansa conquistou o povo do Norte com sua mente arquiteta, propondo ações para encarar o inverno. Mesmo numa sociedade patriarcal, ela mostrou que uma mulher era capaz de ser a grande líder estratégica de um povo.
5) Cersei Lannister: sobre jogar o jogo
Com dívidas no início, problemas atrás de problemas e uma vida corrida e complexa. Cersei Lannister é a representação do pequeno empreendedor que corre, diariamente, para fechar no verde.
6) Jon Snow: Um exemplo de crescimento com maturidade
Jon Snow, desde o começo foi reunindo aliados, foi tornando possível com pequenas mudanças, juntando pessoas confiáveis e formando seu exército. Ele começou com pouco mas sempre quis olhar o resultado final, o bem maior. Assim é com os software de gestão, um investimento, você não começa uma empresa no auge, trabalha com pessoas e as torna próximas para chegar em um objetivo: vender, conquistar clientes, obter lucro, tornar uma empresa memorável, publicar uma marca.
Qualquer que seja sua intenção, trace objetivos como Jon Snow, pequenos passos, passos significativos para alcançar seu objetivo final.
O Software ERP que não espera o inverno chegar
Aprender a estabelecer estratégias e também como não elaborá-las. Game Of Thrones ensinou e ensina isso ao longo de suas oito temporadas que caminham para o fim.
A Triplos adota um pensamento de que errar o mínimo possível pode ser mais importante que acertar em demasia. Adotando um software ERP, a empresa não fica à mercê do inverno chegar.
Todas as estratégias acabam sendo organizadas e planejadas, a fim de colher os resultados. Inspire-se nos bons nomes da série, e evite as decisões daqueles que perderam tudo. A partir de Game Of Thrones, nota-se que é muito mais importante ser conquistar aos poucos com estratégia, do que se atirar e mirar longe e perder para os vagantes brancos.
Nós não entendemos muito de Game of Thrones, mas de software de empresas sim!
Esperamos que tenha gostado do artigo!
Se precisar de um software empresarial: Shall we begin? – Daenerys Targaryen?
Comece agora clicando abaixo