Plano de Desenvolvimento Individual: tudo o que você precisa saber - Triplos

Detalhe do blog

Home-Gestão de empresas-Plano de Desenvolvimento Individual: tudo o que você precisa saber
o que é PDI? o que é plano de desenvolvimento individual? Triplos tecnologia

Plano de Desenvolvimento Individual: tudo o que você precisa saber

Compartilhe:

O Plano de Desenvolvimento Individual, também chamado de PDI, é um método atualmente utilizado pelo setor de Recursos Humanos com intuito de evolução profissional de cada funcionário.

Esse Plano engloba, como o próprio nome diz, o desenvolvimento pessoal do colaborador. Este, por sinal, será embasado nas características e na ambição do indivíduo, a fim de evoluir.

Então, neste artigo, traremos de forma mais profunda os detalhes da aplicação desse Plano de Desenvolvimento Individual, a fim de somar à sua empresa e proporcionar o crescimento profissional de seus colaboradores.

Afinal, do que se trata o Plano de Desenvolvimento Individual?

Um PDI serve como um método utilizado e aplicado pelas empresas de modo a estimular o acompanhamento e o desenvolvimento das competências dos colaboradores.

Para garantir esse acompanhamento através de relatórios, faz-se um planejamento individual de acordo com as características de cada colaborador; individualmente.

Assim, esse planejamento comportará os objetivos a curto, médio e longo prazo, a fim de proporcionar o desenvolvimento do profissional dentro da empresa.

Dessa forma, como esse profissional tem metas a serem cumpridas, ele terá uma trajetória mais bem disposta para o seu desenvolvimento. Torna-se, portanto, uma ferramenta indispensável para o progresso interno da empresa.

5 passos de como elaborar um PDI

O PDI deve sempre ser feito em etapas. Ele abrange passos para que, a cada etapa, o profissional alcance o desenvolvimento necessário para melhor contribuir com a equipe, e, claro, com a empresa.

1) Conhecer o profissional

Por ser um plano individual de desenvolvimento, é necessário conhecer previamente o profissional. Características, currículo e ambição, para, assim, ter um PDI melhor aplicado.

2) Definir metas e objetivos

Um PDI sempre parte de uma conclusão; um objetivo final. Contudo, para atingi-lo, é fundamental que um caminho seja traçado, e metas de curto, médio e longo prazo devem ser estipuladas.

3) Promover ideias de ações

Relacionada às metas, a promoção de ações auxiliam o profissional a desenvolver com melhor aptidão suas tarefas, de modo a alcançar as metas estipuladas com um plano de ação.

4) Traçar pontos de desenvolvimento

Nesse momento é que o colaborador é “destrinchado” profissionalmente. Aqui os pontos positivos e os pontos de evolução são estipulados.

5) Estipular prazos

Para cumprir metas é necessário estabelecer prazos. Por meio destes prazos, é quando cada ação deve ser executada, seguindo um plano previamente estipulado e atribuído àquele específico funcionário.

Como aplicar o Plano de Desenvolvimento Individual na empresa?

O método de planilhas tem sido o mais comum. Contudo, para uma melhor execução, e, consequentemente, um acompanhamento mais preciso, softwares de gestão também podem ser utilizados.

Contudo, antes mesmo de registrar, é fundamental antes saber como desenvolver esse profissional. Para tanto, vídeos, palestras, coaching, rodas de conversa entre funcionários e cursos livres são ótimas alternativas.

A partir dessas execuções, baixa-se no plano de desenvolvimento individual aquilo que foi realizado. Com o intuito de aprimorar a capacidade deste funcionário, a empresa ganha a recompensa de um colaborador muito mais engajado.

Motivos para você aplicar o PDI

Para os que desejam novas lideranças. Para quem almeja agregar novos gestores. Para quem objetiva novos especialistas.

Desenvolver um profissional que contribui com sua empresa é desenvolver a própria empresa. É uma bola de neve.

Investir na pessoa é investir, indiretamente, na empresa. Por esse motivo o PDI tem ganhado tantos adeptos, pois, a curto prazo, já demonstra resultados expressivos.

Triplos Tecnologia entende como somar à administração

Para aplicar imediatamente o PDI, um software de gestão empresarial pode auxiliar da melhor maneira possível no controle do cumprimeto de metas.

Os objetivos alcançados, sem dúvida alguma, poderão ser acompanhados diretamente em um software de layout limpo, otimizado e customizável.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja 
o nosso também sobre: Softwares Help Desk para te ajudar no cotidiano – Triplos Tecnologia

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário