O que é um planograma? Qual a importância para a empresa? - Triplos

Detalhe do blog

Home-Blog-O que é um planograma? Qual a importância para a empresa?
o que é um planograma? Triplos tecnologia em são carlos responde

O que é um planograma? Qual a importância para a empresa?

Compartilhe:

Um planograma serve para seguir um padrão de comportamento natural geralmente seguido pelo ser humano. Nossos olhos já são comumente treinados no dia a dia para seguir esse determinado padrão.

Assim, o conceito de planograma é diversas vezes aplicado em gôndolas de supermercado. Isso porque é ali que um padrão de visualização do produto é “aplicado” (mesmo que indiretamente) pelo cliente.

Neste artigo, vamos entender mais o que é um planograma, a importância dele e em como ele pode ser útil como estratégia a ser utilizada.

O que é e qual a função do planograma?

O planograma é uma estratégia utilizada para vender cada vez mais. Por meio de uma reorganização de produtos, você baseia o comportamento padrão do seu cliente a mudar, e, assim, estimulá-lo a comprar mais.

O posicionamento, entretanto, exige um estudo detalhado, pois o correto posicionamento dos produtos nas prateleiras é fundamental para que se venda adequadamente, e ainda muito mais!

Com uma nova organização após um estudo detalhado e comprometido, o cliente será motivado a comprar mais.

Algumas estratégias podem ser utilizadas com o intuito de vender itens que sejam menos visados, e assim passem menos tempo nos Pontos de Venda (as prateleiras).

Itens em promoção, por exemplo, costumam funcionar muito bem. Dessa forma, antes de colocar em prática o planograma, é necessário um estudo detalhado do público que frequenta o estabelecimento.

Não há uma fórmula que especifique a melhor estratégia, uma vez que cada estabelecimento será diferente em função do público ser diferente.

5 formas de criar um planograma eficiente

Toda uma nova estratégia exige a construção de um plano de organização. Exatamente o que você está pensando: um plano para o planograma. Assim, separamos algumas estratégias que podem dar o pontapé inicial para esse novo desafio.

1) Promoções devem ser chamativas

Para atrair compradores a locais de pouca venda, chame com promoções. Isso irá atrair, sobretudo com um anúncio criativo e eficiente. Dessa forma, você dá a possibilidade do cliente “experimentar” algo novo.

2) Reorganizar corretamente os produtos nas prateleiras

Uma forma adequada de implantar o planograma é a reorganização dos produtos. Para alguns locais, a forma mais conservadora e convencional é a ideal, porém, você também pode colocar uma pitada de criatividade e assim inovar na organização.

3) Seções delimitadas

Um produto precisa ser facilmente encontrado. No que a pessoa dê três ou quatro voltas pelo supermercado e não encontre o que quer, com certeza a desistência é o caminho. Por isso, as seções precisam ser ordenadas e corretas.

4) Itens mais vendidos em pontos estratégicos

Se são muito vendidos, é porque há uma busca. Essa busca pode ser levada a pontos estratégicos que precisem de uma atenção a mais, e também presença de clientes. Assim, você posiciona estrategicamente produtos chamativos para atrair a outros menos visados.

5) Equipe, software e gerência alinhados

O planograma só é posto em prática quando todas as frentes estão alinhadas. Software equipado, funcionários orientados e gerência supervisionando.

10 benefícios do planograma

  1. Proporciona praticidade;
  2. Agilidade para reposição de produtos;
  3. Produtos são colocados no sistema para uma melhor supervisão;
  4. É uma estratégia de venda indireta;
  5. Aumenta significativamente os lucros a curto prazo;
  6. Clientes acabam incentivados a consumir mais;
  7. Maior atração aos produtos e ao ambiente de compra;
  8. Auxilia e facilita a vida do consumidor;
  9. Clientes encontram com facilidade o que procuram;
  10. Promoções bem estipuladas auxiliam a aliviar o estoque e incentivam no maior consumo;

Software que auxilia a organizar seu planograma

Um planograma para ter 100% de exatidão na sua aplicação precisa de um software de gestão empresarial para concentrar dados em um só lugar.

Gerenciamento de estoque, contato com fornecedor, baixas no sistema e assim por diante. Com um software adequado, tal como o MaxManager, o seu planograma tem tudo para fluir da melhor maneira possível.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Veja o artigo da Triplos Tecnologia sobre: O que é PDI, Plano de Desenvolvimento Individual?

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário