No momento, você está visualizando O que é Omnichannel e por que tem tudo a ver com softwares de gestão?
o-que-é-omnichannel-omnichannel-e-a-relacao-com-software-erp-e-tecnologia-triplos

O que é Omnichannel e por que tem tudo a ver com softwares de gestão?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Blog

Você já deve ter ouvido sobre software de gestão empresarial, sistema de ERP, integração entre setores e tudo o que envolve o novo conceito de uma empresa muito mais conectada, correto?

No entanto, uma nova perspectiva surge no horizonte – e bastante interessante – sobre o que chamamos de Omnichannel. No Brasil, o termo ainda é pouco conhecido, mas você perceberá como tem muito do software de gestão neste conceito.

Partimos do princípio: a integração de setores de uma empresa reverbera diretamente no consumidor. Como? Bom, os processos são mais polidos, acessíveis, menos desgastantes e muito mais adequados.

Sendo assim, o que acontece internamente na empresa terá resultado externo. Contudo, de que forma é possível investir em uma melhor integração para garantir a melhor experiência para o consumidor? A Triplos te mostra!

Omnichannel: o que é e o que você precisa saber sobre?

O Omnichannel é uma tendência muito encontrada atualmente no setor varejista. Basicamente ele trata da convergência de todos os canais que uma mesma empresa utiliza.

É, portanto, uma maneira de integração entre a empresa no meio online e offline, para que o cliente final não veja esta diferença. Assim, o Omnichannel integra a loja virtual, a física e, consequentemente, seus respectivos compradores. 

Assim, o conceito envolve abranger as possibilidades de interação com os clientes. Com esta tendência, nota-se um avanço ao que, no passado, chamava-se de multicanais, pois envolve agradar a experiência do consumidor.

Portanto, o Omnichannel cuidará de propiciar ao cliente a melhor experiência como consumidor, quebrando barreiras do físico e do digital, criando uma ponte integrada de canais que envolvem: contato, cuidado, atenção e convergência.

Um exemplo claro são empresas que trabalham com aplicativos e utilizam de suas próprias lojas físicas como local de retirada do produto. É um canal de contato que começa no digital e se encerra no físico. 

A integração facilita a experiência do cliente, que não precisará aguardar a entrega, mas poderá, por si, retirar o seu produto.

Relação do Omnichannel e o software de gestão

Para evidenciar as relações entre o Omnichannel e os softwares de gestão empresarial é possível traçar um paralelo. Afinal, das suas formas particulares, ambos tratam de atingir o mesmo objetivo.

‘Clientecentrismo’: o cliente como o foco

O termo “Clientecentrismo” é claramente uma brincadeira, mas retrata muito bem o que o Omnichannel. Isso porque essa tendência coloca o consumidor como o centro principal das decisões e da sua experiência com a empresa.

Por isso, o Omnichannel tem como principal foco garantir a facilidade de acesso às redes sociais e também às instalações físicas, tornando-as complementares sempre.

Ainda, o Omnichannel permite que o setor de marketing e relações públicas da empresa conheça de forma mais aprofundada as preferências do consumidor, aplicando, portanto, ao próprio negócio.

Marketing direcionado 

E por falar no marketing, o Omnichannel também trabalha na verdadeira convergência do público-alvo em cliente consumidor. Isso porque, integrando o online e offline é possível estender o universo da marca.

Por conta disso, oferece-se ao consumidor uma experiência contínua de marketing, promovendo um contato direto entre empresa e cliente final em todas as esferas possíveis.

Assim, o Omnichannel promove o que definimos como negócio social. Com base nele, as ações são personalizadas, os investimentos são mais baixos e as ofertas de produtos são muito mais constantes e contínuas.

Como aplicar o Omnichannel na sua empresa?

Agora que você conhece o Omnichannel e sabe das suas similaridades com um sistema de gestão empresarial, chegou a hora de colocá-lo em prática, certo?

O básico a se fazer, de início, é trabalhar os setores pensando no consumidor final. Marketing, finanças, Recursos Humanos e afins. 

Em segundo plano, oferecer através do site ou do aplicativo facilidade de contato com suporte e possibilidade do próprio consumidor sanar suas dúvidas e resolver os problemas.

Em terceiro lugar, garantir que o espaço físico esteja em condições de atender o público que vem do digital. Isso porque estes consumidores costumam ter um comportamento muito diferente do público físico.

Com essa base é possível evoluir e aprimorar para, em breve, e com poucas alterações no sistema atual, aplicar o Omnichannel na sua empresa.

Gostou das dicas? Envie para amigos que iriam adorar estas dicas para fazer o negócio decolar!