O que é Indústria 5.0? Por que você precisa saber sobre este termo?
O quanto a mão humana é importante em um processo industrial? Pois bem, a indústria 5.0 reflete sobre esta importância e em como é necessária a intervenção do trabalhador para tornar o uso da tecnologia mais eficiente e adequada.
É este o conceito defendido pela Indústria 5.0, que evolui a partir da Indústria 4.0, que prezava pela valorização exclusiva da máquina; como uma substituição à mão de obra e ao toque final do ser humano.
Portanto, trata-se exatamente do que você leu: uma (r)evolução industrial está em curso. Pode até parecer estranho à primeira vista. Contudo, é importante analisar as minuciosas importâncias deste toque final humano sobreposto à tecnologia.
Ainda em curso, a Indústria 5.0, em suma, é a combinação perfeita entre máquinas e humanos, prezando, ao fim, pela precisão da automação industrial mesclada às habilidades críticas e avaliação cognitiva do negócio como um todo.
Vamos entender melhor isso?
O que é a Indústria 5.0?
Basicamente, a Indústria 5.0 foca na reumanização da automação total, é a união dos avanços robóticos ao potencial criativo e inovação humano.
Apesar do pouco mais de uma década da Indústria 4.0 entrar em debate, atualmente já se olha com outros olhos o ingresso completo da robotização, da digitalização e do uso desenfreado de tecnologias.
Portanto, o fator humano volta a gritar e se fazer presente. Isso porque a capacidade criativa do ser humano (ainda) não pode ser replicada ou simulada por um software com tanta precisão.
Dessa forma, a Indústria 5.0 traz consigo o desenvolvimento de tecnologias importantes e eficientes para o meio empresarial, mas sempre fazendo valer, pelas mudanças, do uso da força e da mente humana nos processos.
Benefícios da Indústria 5.0 para a sociedade
Com a inserção do toque humano à Indústria 5.0, temos, assim, uma nova maneira de enxergar os processos industriais. Alguns benefícios já são percebidos logo de cara com estas mudanças.
Otimizar custos
Se na Indústria 4.0 tínhamos a automação como o motor que fazia girar a engrenagem, o da Indústria 5.0 passa a ser a colaboração de homem e máquina para otimizar custos e gerar receitas.
Com o avanço tecnológico para setores básicos, como financeiro ou até mesmo atendimento, será necessária a presença do homem para contribuir do ponto de vista criativo, que potencialize as ações e garanta retorno imediato.
Portanto, a Indústria 5.0 tem por função reduzir custos, otimizar sistemas e gerar ações criativas para a empresa.
A Indústria 5.0 preza pelo eco-friendly
Um dos maiores benefícios da Indústria 5.0 se dá na sua boa relação com o meio ambiente. Afinal, nos últimos anos, o tema tem virado debates intensos entre especialistas que sugerem o bom funcionamento de indústrias eco-friendlys.
Dessa maneira, cada vez mais as organizações se preocupam com as mudanças. Não à toa esta é também um dos principais pontos discutidos dentro da Indústria 5.0, e, por essa razão, a solução humana e a criatividade do trabalhador é tão importante para superar os agravantes ao meio ambiente.
Qualidade do toque humano
Por fim, e totalmente de acordo às duas primeiras benesses: a qualidade do toque humano. Insubstituível, o fator humano traz personalidade à tecnologia e capacidade de fazê-la ainda melhor e mais útil à empresa.
Assim, garantir essa personalização estimula a demanda de mercado e potencializa os objetivos da Indústria 5.0.
Afinal, é fundamental aquele toque pessoal e humano como fator de agregação ao produto final, não é mesmo?
Qual o objetivo do Indústria 5.0 e por que saber sobre ela?
O objetivo principal que envolve a Indústria 5.0 está na criação de resultados financeiros equilibrados, gestão de custos, agregar valor e, claro, equilíbrio com o meio ambiente.
O processo é sustentável como um todo, equilibrando de ponta a ponta. Trazendo o ser humano como elemento criativo e a máquina como fator técnico, a Indústria 5.0 surge como uma potencial transformadora para o mundo.
Neste cenário, o que se espera é a redefinição e a readequação das atividades humanas um foco na melhoria da qualidade de vida.
No geral, o conceito vem como uma virada de mesa, promovendo benefícios e uma completa revolução na compreensão da relação trabalho humano x tecnologia.