
O que é ERP? Porque está em alta falar sobre software erp? Triplos Tecnologia explica
O uso de softwares inteligentes e de sistemas integrados na Gestão Empresarial tem crescido cada vez mais em diferentes setores do mercado brasileiro e global. Por isso, sistemas ERP estão em voga e seguindo essa tendência de crescimento.
O conceito de ERP, que em inglês aponta para Enterprise Resource Planning, significa por aqui o Planejamento dos Recursos da Empresa. Nesse sentido, um software ERP funciona para auxiliar na gestão dos recursos empresariais.
Com um sistema ERP você vai ter acesso a todos os pontos fundamentais da gestão de forma prática, intuitiva e visual, de maneira a acrescentar na tomada de decisões e nos diagnósticos de problemas e fatores decisivos para os resultados.
Por isso, vamos falar tudo que você precisar saber sobre ERP e porque está em alta discutir, planejar e utilizar softwares de ERP para a gestão empresarial. Existem muitos motivos, e a Triplos Tecnologia vai explica-los para você!
O que é ERP?
Antes de qualquer coisa, vamos definir com clareza o que é um software ERP e como ele pode ser utilizado por uma empresa que quer adicionar os dados na gestão interna dos processos.
Como funciona um ERP?
Uma suíte ERP funciona como um agregador de diferentes aplicativos integrados que trabalham de forma conjunta para gerar e controlar os dados em torno da atuação da empresa.
Cada um desses aplicativos funciona como um módulo e cada um desses módulos fica responsável por um setor da empresa, fazendo com que todos os recursos e as demandas empresariais estejam cobertos.
Mas o diferencial de um sistema ERP é que ele faz a reunião e a concentração destes módulos. Assim, informações de diferentes setores podem ser comparadas e analisadas de uma forma rica e unificada.
O que um ERP cobre?
Os setores que estão cobertos dentro de um sistema ERP e que se tornam módulos integrados devem compor todas as demandas da empresa de uma forma rica e completa. O objetivo é garantir que todas as funções internas estejam cobertas por esse software.
Alguns módulos comuns são o das Finanças, que engloba os dados contábeis da empresa, o de Produção e o de Vendas, que trazem informações sobre o ritmo produtivo e as demandas internas, e um módulo sobre a Logística da empresa.
Mas não para por aí: um ERP também pode cobrir pontos mais complexos da empresa, como a Gestão de Recursos Humanos, fundamental para quem trabalha com grandes equipes, e a Gestão de Ativos Empresariais, que é importante para grandes empresas.
Como é feita a Integração?
Com a definição dos módulos, o ERP já começará a captar os dados da empresa e promover as etapas iniciais da gestão empresarial feita a partir deste software. Mas é fundamental entender a integração destas informações.
Existem três camadas em um sistema ERP, que são a Apresentação, o Processamento Logico e a Armazenagem. Os Três níveis oferecem características importantes para a gestão empresarial, então vale a pena falar sobre eles.
A apresentação é a interface principal do sistema, e é aqui que o usuário vai criar demandas analíticas, a partir de formulários, para coletar as respostas que deseja para a gestão da empresa.
O processamento lógico é o que gera os resultados da integração. É o cérebro do sistema e faz com que todos os módulos e seus resultados sejam analisados. O processamento gera os resultados a partir das demandas requisitadas pelo usuário.
Por fim, a etapa de Armazenagem é a que vai gerar os padrões de análises para o futuro da empresa, registrando tendências importantes e possíveis evoluções nos processos. Todos os resultados gerados no processamento são guardados no banco de dados do software ERP.
Por que o sistema ERP está em alta?
Agora que você já entende como funciona um software ERP, vamos trazer alguns motivos que explicam o fato deste tipo de sistema estar tão em alta nas conversas e palestrar de empresários e empreendedores influentes.
A gestão de dados é a tendência do futuro!
O software ERP é uma maneira inteligente e moderna de introduzir a gestão de dados na empresa. O mais incrível deste método é que os dados de diferentes setores podem ser integrados de forma fácil e muito intuitiva.
E como o uso da informação é a maior tendência do mercado empresarial, não é à toa que os softwares de ERP estão em alta! Eles oferecem as vantagens da utilização dos dados de uma maneira que é revolucionária.
Praticidade no processamento e armazenamento da informação
O mito de que, para implementar a ciência de dados na empresa, é necessário ter uma equipe cara e cheia de complexidades caiu por terra com o software ERP. Esse novo tipo de integração de dados trouxe a praticidade para a gestão empresarial.
Portanto, pequenas e médias empresas já podem usufruir da vantagem de ter os dados na gestão empresarial, sem a necessidade de gastar fortunas com uma equipe especializada.
Isso porque, devido a sua composição técnica, o software ERP é de fácil utilização e tem uma curva de aprendizado muito inteligente e eficaz para quem quer começar a utilizar a informação no dia a dia da empresa.
Grande possibilidade de Personalização
Cada empresa tem demandas diferentes, e um sistema que vai auxiliar na gestão dela deve ser pensado para essas necessidades e complexidades. E nesse sentido, o software ERP é a melhor solução do mercado, já que permite alto nível de personalização.
Não surpreende, portanto, que tantos empreendedores estejam falando sobre esse tema e o uso de ERPs esteja em alta. Suas possibilidades são quase infinitas e é possível alcançar ótimos resultados, e com tudo pensado para a sua empresa.
Quer saber mais sobre o Software ERP Número 1 no Mercado? Acesse nosso site aqui!