
O que é big data? De que forma esse conceito revolucionou o mercado
Big Data. Esse termo que repentinamente é repetido aos quatro cantos. Afinal, o que é esse tal de Big Data? Para o que ele serve? E como ele revolucionou o mercado atualmente?
É possível dizer que existem dois tipos de mercado: o antes-Big Data e o pós-Big Data. Sua importância e relevância fez com que todos os processos internos se modificassem, trazendo uma nova forma de realizar gestão empresarial.
Tudo o que consumimos atualmente, seja na televisão, câmeras digitais, arquivos médicos e afins geram informação. Essa informação gerada é organizada e armazenada.
Em síntese, Big Data tem como conceito o armazenamento de uma quantidade de dados enorme. Além disso, da capacidade de extrair informações valiosas de forma rápida e prática.
Por isso, o Big Data se pauta nos chamados 5 V’:
- Valor;
- Volume;
- Velocidade;
- Variedade;
- Veracidade;
O que significam os 5 V’s do Big Data?
Temos, a partir dos 5 V’s do Big Data a contextualização da sua importância, onde o valor refere-se ao investimento exigido para promover retorno. Isso pode ocasionar na melhoria da qualidade dos serviços, bem como no aumento direto da receita.
Já o volume diz respeito ao grande volume de informações geradas, angariadas, organizadas e armazenadas diariamente. Velocidade é a necessidade de dinâmica eficiente para traduzir essas informações em estratégia, caso contrário perde o valor.
Assim, velocidade e valor estão intimamente ligados dentro dos 5 V’s do Big Data. Além disso, há também a variedade, a qual se refere aos fatos que abrangem os dados, já que são oriundos de uma multiplicidade de canais diversos.
Por fim, a veracidade faz claramente referência a veracidade (existente ou não) dos dados coletados. Caso não sejam fatos verídicos, seu valor é perdido.
Para o que serve o Big Data?
O termo Big Data apareceu pela primeira vez através da Agência Espacial Americana, a NASA. A equipe precisava nominar um determinado conjunto de dados complexos e imensos, que geralmente são difíceis de realizar a tradução.
Foi assim que surgiu o Big Data, com a capacidade de, quando traduzidos e compreendidos, esses dados representam um conhecimento que abrange inúmeros campos.
Contudo, você deve estar se perguntando: Para o que serve o tal do Big Data? A Triplos te responde de forma sucinta: tecnologia que soma.
Isso mesmo! É a tecnologia sendo inserida para aplicação no dia a dia, seja em agências espaciais, negócios locais ou multinacionais através da publicidade ou ainda em cidades, em benefício à população..
Aplicações do Big Data
Desde a NASA até campanhas publicitárias. Porém, o que há mais de aplicações envolvendo o Big Data? Pois bem, há cidades que utilizam em prol de sua população, de uma forma direta ou até mesmo indireta.
Por exemplo, em cidades da Europa, como Dublin, Porto e Berlin, as prefeituras firmaram parcerias com empresas de tecnologia. O objetivo era uma melhor organização do trânsito da cidade e do transporte público da cidade.
Outro uso interessante uso é em hospitais, a fim de melhor organizar o cadastro de pacientes, como também coletar informações precisas sobre os mesmos. Assim, registra-se em um banco de dados diversas informações não só sobre pessoas, como sintomas, doenças e tratamentos.
Outro ponto também bastante comum da aplicação do Big Data está na meteorologia. Softwares de informação são instalados em pontos estratégicos para coleta de dados sobre o tempo, podendo-se fazer medições e previsões mais precisas do clima da região.
Como o Big Data revolucionou o mercado?
As aplicações diárias do Big Data expõem a importância dele para a sociedade. Contudo, sua capacidade vai além dentro da publicidade. Afinal, a quantidade de dados é imensa, e é possível (e necessário) aplicá-los em campanha.
Por isso a Triplos sempre recomenda a adoção de Big Data. Além de ser um sistema que se paga ao longo do tempo, e muitas vezes a curto prazo, é fundamental para entender o público e suas necessidades.
O mercado é concorrido, e a inserção do Big Data serve para somar dentro de qualquer empresa. Afinal, quem não quer compreender profundamente seu público-alvo? Com o Big Data isso é possível.
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