
Gestão empresarial: o que é, os tipos de gestão e tudo o que você precisa saber
Tema importante! A gestão empresarial é um assunto que sempre permeia entre os conteúdos de quem estuda sobre empreendedorismo, gestão e negócios.
Assunto bastante aprofundado e imprescindível para a construção de uma empresa, seja ela micro, pequena ou gigante.
Com isso, a gestão empresarial envolve as tarefas que conduzem ao crescimento adequado e sustentável de um determinado negócio.
Entretanto, é sempre bom pontuar que a gestão é algo diferente de administração. Vai muito além! É isso o que a Triplos vai dissecar no artigo de hoje. Confira!
O que é a gestão empresarial e como aplicá-la corretamente?
Bom, antes de descobrir qual a diferença entre um gestor empresarial e um empresário, é importante entender o conceito de gestão empresarial.
Pois bem, a gestão empresarial envolve estratégias de condução da empresa a melhores resultados, partindo de um princípio de ação, organização, controle, administração e tudo o que é necessário para a manutenção dos negócios.
Portanto, a gestão empresarial abrange todos os processos de uma empresa. Dessa maneira, ser o dono de uma empresa (empreendedor) não quer dizer ser um gestor da mesma.
Assim, é importante dominar os tipos de gestão empresarial existentes, as melhores estratégias e determinar os conceitos adequados para cada empresa; cada setor. Ser um gestor é um combinado de noções e competências.
Por isso, gestão empresarial envolve a combinação de estratégias e metodologias para alcançar os melhores resultados operacionais de uma empresa, que, consequentemente, gerarão a esperada eficiência financeira.
Ter em mente e conhecer os tipos de gestão empresarial é, portanto, uma necessidade e não apenas mero luxo.
Tipos de gestão empresarial
Gestão empresarial define metas, determina os processos, planeja ações, estuda análises e direciona decisões.
Em cada área, há uma diferente maneira de aplicação da gestão empresarial e, por isso, há diferentes meios de gerir um negócio.
Gestão com base democrática
Na gestão democrática a característica envolve todos os integrantes do grupo com a tomada de decisão.
Há um líder que valoriza a comunicação, escuta os lados, estabelece os prós e contras, define os diferentes pontos de vista e então determina os caminhos.
Para aplicar esta gestão é importante o foco em comunicação e a designação correta de tarefas para cada integrante da equipe.
Gestão centralizada
Se a gestão democrática é embasada no conjunto de ideias e vozes, a centralizada envolve a decisão nas mãos da diretoria.
Focando na hierarquia da empresa, essa gestão direciona a equipe e demanda uma maior capacidade dos gestores em administrar as ações.
Como grande vantagem deste sistema está a imediata tomada de decisões, sem a necessidade de conferências ou reuniões.
Foco em processos ou em resultados
Aqui há dois diferentes tipos de gestão empresarial em um só:
- Foco em processos: garantir operações padronizadas e organizadas;
- Foco em resultados: garantir que a meta seja alcançada ou até superada;
O que é cadeia de valor e gestão PDCA
Quando falamos em cadeia de valor, há uma ordem em etapas nos processos da empresa que vão do pré-venda (marketing), passa pelos processos (ação de venda) e, por fim, até o pós-venda (atendimento).
Nisso, sabe-se o valor de cada processo, com determinações de tarefas para cada integrante da equipe.
Enquanto isso, similar à cadeia de valor, há a gestão empresarial chamada de PDCA, que obedece uma determinada ordem baseada na sigla, como em:
- Plan: planejar;
- Do: fazer;
- Check: verificar;
- Act and adjust: agir e ajustar.
A gestão empresarial envolve o processo, o planejamento, a ação, a checagem e, por fim, o agir (ou até mesmo o ajuste).
De todas as formas, seja a gestão democrática, centralizada ou até a PDCA, o que se nota é um processo que corre uma cronologia necessária para conceber o sucesso de um negócio a partir de uma adequada gestão empresarial.