
A História do Empreendedorismo Feminino no Brasil
O empreendedorismo no Brasil tem milhões de brasileiras muito competentes e que trazem ideias incríveis para o mercado nacional. Segundo pesquisas, já são mais de 30 milhões de mulheres no Brasil que empreendem e oferecem soluções no nosso País.
Porém, ainda existem diferenças no espaço e nas oportunidades de acesso encontradas por elas. O empreendedorismo feminino carrega consigo desafios e trajetórias muito diferentes e que apontam para o poder de lutas das mulheres que buscam uma revolução!
Atualmente, o empreendedorismo feminino é um movimento que cria estímulos internos para mulheres que querem começar a empreender e acreditam na importância de ajudar outras mulheres empreendedoras em suas jornadas profissionais.
Nesse texto, o Blog Triplos traz para você algumas informações sobre a história do empreendedorismo feminino no Brasil e a jornada de algumas mulheres que estão liderando essa revolução por aqui. A história delas aponta para o potencial feminino de mudar o mercado.
O começo do empreendedorismo feminino
A origem do empreendedorismo feminino está diretamente conectada com a iniciativa de mulheres para construir as condições para empreender no Brasil. Com luta e solidariedade, as mulheres conseguiram transformar o País em um exemplo global!
Hoje, o Brasil é um dos países do mundo mais igualitários no que diz respeito ao espaço que mulheres têm para empreender. Isso é resultado da luta de mulheres que vieram antes e pavimentaram um caminho que hoje é lindo e cheio de grandes profissionais.
Porém, como as mulheres conseguiram esses importantes avanços? Muito disso passou por algumas iniciativas que marcam o empreendedorismo feminino brasileiro até hoje, e que representaram a abertura deste mercado para mulheres que sonham em empreender.
Mulher empreendedora ajuda mulheres a empreender
Essa iniciativa é muito importante para o desenvolvimento de um empreendedorismo feminino saudável. Mulheres empreendedoras fazem negócios com mulheres, e indicam seu trabalho para colaboradores. Assim, cria-se um ambiente propício para o desenvolvimento de novos projetos.
O objetivo desse tipo de solidariedade entre mulheres é superar a barreira invisível que ainda dificulta o crescimento delas no mundo empreendedor. Se homens consolidados não querem trabalhar junto de empreendedoras novas, cabe a mulheres que já estão firmadas no mercado esse papel.
Assim, cria-se um ciclo de crescimento entre as mulheres, em que cada uma ajuda a outra, promovendo o desenvolvimento de outros projetos baseados no empreendedorismo feminino.
Luta por leis de inclusão
O empreendedorismo feminino também é um projeto de luta política! As mulheres empreendedoras lutam junto ao estado para garantir que programas de incentivo sejam oferecidos para jovens mulheres que sonham em empreender!
Apenas projetos de incentivo que ofereçam para mulheres as condições necessárias para o crescimento de seus empreendimentos podem acelerar o desenvolvimento do empreendedorismo feminino. Esses incentivos vão permitir que riscos maiores sejam suportados pelas empreendedoras.
A existência de grandes riscos associados ao empreendedorismo é inegável. Todo projeto em construção demanda um certo nível de investimentos e a tranquilidade de lidar com possíveis prejuízos. Esses programas de incentivo permitem que muitas mulheres possam fazer esse investimento inicial!
Três Mulheres marcantes no empreendedorismo feminino no Brasil
Quando pensamos em empreendedorismo feminino, é comum pensar em mulheres que criaram o espaço para outras e estão consolidadas no mercado. Elas empreenderam em condições mais difíceis que as atuais e foram responsáveis por grandes mudanças estruturais.
As histórias dessas mulheres marcantes apontam para a importância do empreendedorismo feminino. Essas mulheres tiveram que lutar muito para conseguir seus espaços, e empreenderam em negócios que, atualmente, são fundamentais para a economia nacional!
- Luiza Helena Trajano
Quando pensamos em empreendedora brasileira, o primeiro nome que vem à mente é o de Luiza Helena Trajano. A presidente da Magazine Luiza transformou um pequeno negócio familiar do interior de São Paulo em uma das maiores empresas do País.
Com Luiza no comando, a Magazine Luiza expandiu-se para todo o território nacional e virou uma empresa que é exemplo de expansão e empreendedorismo brasileiro. Por isso, Luiza é um nome histórico no empreendedorismo feminino nacional.
O crescimento do empreendimento de Luiza está diretamente ligado a políticas de inclusão, que trouxeram milhares de mulheres com mentalidade empresarial para dentro da empresa. Essas ações contribuíram muito para o crescimento de todo ecossistema nacional.
- Paola Carosella
Paola Carosella é uma mulher que não nasceu no Brasil, mas que se tornou um nome fundamental para o empreendedorismo nacional A chef de cozinha nascida na Argentina escolheu o Brasil como o País para empreender, e teve um sucesso incrível.
Em sua jornada de crescimento, Paola abriu restaurantes que hoje são exemplos de sucesso no Brasil, trabalhou na televisão e hoje tem um canal no Youtube em que passa suas receitas e dicas sobre cozinha.
Ela é uma pessoa importante para o empreendedorismo feminino no País porque Paola sempre fez questão de trazer mulheres para trabalhar com ela e apoiou diversas empreendedoras em suas jornadas de crescimento. Não é à toa que é respeitada por aqui e foi adotada pelo Brasil!
- Ana Fontes
A última mulher marcante dessa lista está diretamente conectada com ações voltadas para o empreendedorismo feminino. Trata-se de Ana Fontes, que é fundadora da Rede Mulher Empreendedora. Esse projeto faz muito por mulheres que querem arriscar tudo com seus empreendimentos!
A história de Ana começa como uma executiva que não conseguia alcançar seus objetivos no mercado de trabalho. Ela sentiu na pele as dificuldades de ser uma mulher nesse mundo, e após 17 anos largou tudo para focar na criação da Rede.
Atualmente, a Rede Mulher Empreendedora ajuda mais de 57 mil mulheres que estão cadastradas no serviço e podem usufruir das vantagens desse programa
Esse serviço e a jornada de muitas outras mulheres demonstra a importância da criação de condições para que mulheres busquem seus sonhos, e esse é o cerno do empreendedorismo feminino!