
5 dicas que todo estagiário precisa saber antes de seu primeiro trabalho
O primeiro estágio se aproxima e com ele as responsabilidades de se executar um bom projeto e alçar voos maiores posteriormente, seja numa efetivação futura, seja em outro local com a experiência agregada.
De qualquer maneira, o estágio é momento para conhecer as atividades do dia a dia de uma empresa e entender as responsabilidades do mercado profissional.
O nervosismo bate à porta. É comum. Contudo, seguindo algumas dicas é possível contornar toda essa ansiedade e fluir com naturalidade até que se solte no futuro.
Antes de assumir a função como estagiário, é importante receber dicas que agreguem e antecipem os prováveis problemas.
Afinal, o começo é sempre difícil, demanda adaptação e exige o dobro da atenção. Mas sem preocupação! Com estas 5 dicas que a Triplos Tecnologia separou, você tirará de letra a sua primeira experiência profissional.
Dicas para o primeiro estágio
Então a primeira oportunidade chegou, certo? Nada de nervosismo! Está na hora de colocar em prática todo aquele conhecimento teórico adquirido e também algumas ações essenciais para o sucesso no primeiro estágio da vida.
Escolha a empresa que pretende estagiar
Um estágio deve ser um aprendizado no geral. Por isso, escolha com sabedoria o local para prestar a seleção. Isso porque será neste local que você será capaz de desenvolver o melhor de si.
Alinhe interesses, conheça de maneira aprofundada a empresa e, na primeira entrevista, deixe claro os motivos do porquê você deseja integrar à equipe da empresa e como isso será importante para seu desenvolvimento profissional.
Vestimenta adequada e pontualidade
Formalidade passa longe da necessidade num estágio. Contudo, uma roupa casual pode ser o bastante. Camisa social e jeans jamais será um erro. A melhor das escolhas é pela simplicidade e coerência com o local.
Além disso, há também o detalhe da pontualidade. Atrasar-se é sempre um péssimo indicador. Portanto, cumpra horários, saiba os riscos e entenda o seu compromisso com o local de trabalho.
Boa comunicação e flexibilidade
O português não precisa ser do Professor Pasquale, mas a boa comunicação oral e também escrita é imprescindível. Isso quer dizer que deve haver uma correta maneira de se comunicar, seja com os colegas, seja com os patrões.
Isso também envolve o ser flexível. Neste quesito, a comunicação é tudo, visto que é o momento de os coordenadores do estágio entenderem os pontos positivos, negativos, como também permitir as aventuras em outros campos do trabalho.
Proatividade sem exageros
Em comum acordo a estes novos campos, também é preciso saber ser pró-ativo. Estar apto e disposto a sair da zona de conforto e aprender novas experiências, assim como explorar novas áreas de atuação.
Contudo, é sempre importante dosar proatividade, uma vez que quem quer fazer muito, acaba não fazendo nada. Portanto, é também importante saber dizer “Não” no seu local de trabalho, mesmo sendo um estagiário.
Busque mentores dentro do estágio
Ter um mentor para ser o confidente é fundamental. Ele pode ser o guia com a experiência e saber indicar os melhores caminhos, seja na empresa, como também no próprio mercado profissional no geral.
Um mentor se edifica ensinando e o estagiário ganha uma parceria experiente para a tomada das melhores decisões no futuro. Uma verdadeira troca de duas mãos.
O estágio é o momento de viver a experiência
Acima de tudo, em um estágio é preciso ter consciência de uma coisa: é o momento de errar. O recrutador sabe disso e você também precisa entender isso, sobretudo na primeira experiência.
Cobrar-se em excesso pode ser nocivo e assim permanecer na busca de um perfeccionismo que não existe. Portanto, seja simples, fiel às ideias e objetivo. Dessa maneira, o estágio flui naturalmente, tornando a experiência enriquecedora.