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Experiência do consumidor: importância e concorrência

Dentro do design digital existe o que chamamos de Experiência de Usuário (UX Experience). No mundo de vendas digitais, sobretudo, a experiência do consumidor chega como uma vertente, sobretudo no varejo.

A ideia é a promoção de uma experiência agradável e confortável do cliente (ou até potencial cliente). Para isso, alguns mecanismos são utilizados, com o intuito de traçar o perfil desse usuário, e oferecê-lo a melhor jornada.

Para isso, separamos um artigo bastante objetivo que explica um pouco dessa experiência do consumidor. Além dela, também um pequeno passo a passo de como alcançar a excelência implantando com eficiência.

Como valorizar a experiência do consumidor

Vivemos atualmente um momento onde a experiência do consumidor é fundamental para transformar visita em venda. Assim, desenvolveu-se essa experiência do consumidor, a fim de valorizar a relação existente entre marca/empresa e consumidor.

Provou-se ao longo dos anos de implantação deste conceito a sua eficiência. Observemos como há ofertas ao redor dos clientes. Há uma avalanche informacional vivida por usuários.

Como Aldus Huxley adiantava em “Admirável Mundo Novo” (1932), onde o mundo distópico criado por ele no futuro era visto com uma avalanche tão grande de informação que as pessoas acabariam perdidas em meio à tanta oferta.

Parece que Huxley previu o futuro em certo ponto, e, para contornar isso, valoriza-se outro ponto para além da propaganda. Claro, expor o produto e suas qualidades com um anúncio é importante, mas como diferenciar-se depois de atrair com um anúncio?

Valorizar o pré e o pós-venda

Você sabia que o preço e a beleza do produto muitas vezes tornam-se secundários para alguns potenciais clientes? A valorização se dá, nestes casos, no atendimento atencioso, diferenciado e em um primeiro contato harmonioso.

Basta verificarmos o exemplo clássico de um restaurante. Ele pode ter a melhor decoração, a melhor comida e oferecer o melhor vinho. Se os garçons não forem simpáticos, atenciosos e a todo momento procurarem oferecer a melhor experiência para o cliente, de nada adianta.

Por isso experiência do consumidor é tão valorizada. Quer seja no primeiro encontro, ou até mesmo no pós-venda. Ganha-se o cliente assim: com atenção, simpatia e o oferecimento de algo que vai além do produto.

Sobretudo no pós-venda há o ganho sistemático. O que isso quer dizer? Quer dizer que, além deste cliente retornar para uma nova compra, ele indicará essa marca para novos potenciais consumidores.

A estratégia é um marketing por si só. Afinal, tendo um tratamento adequado, o usuário não só retorna, como traz outras pessoas que desejam o mesmo tratamento recebido.

O que é uma experiência de consumidor eficiente?

A experiência de consumidor abrange muito mais do que o negócio entre quem oferece e quem adquire. Ela trás uma imersão e influência do cliente na vivência com a marca, fazendo com que ele se sinta parte do processo de criação como um todo.

Para oferecer a melhor experiência de consumidor é necessário se ater a alguns detalhes importantes, tais como:

  • Ser ágil para atender e solucionar problemas;
  • Ser flexível para compreender o trajeto do cliente até chegar ali;
  • Ser atencioso às necessidades do consumidor;
  • Ser empático e simpático acima de tudo;
  • Ser transparente quanto às qualidades e limitações do produto ou serviço;

Estas cinco atitudes promovem uma melhor experiência entre cliente e marca. A partir do estabelecimento delas, a pessoa passa a criar uma relação direta com o produto/serviço.

A partir do relacionamento criado, a recomendação cresce, e é possível que estratégias sejam criadas visando manter essa clientela fiel.

Experiência e transformação: a Triplos garante

Com a aplicação das técnicas que abrangem a experiência do consumidor, fica claro que a possibilidade de conversão de clientes aumenta exponencialmente.

Oferece-se, assim, algo agradável, que fará com que esse antes potencial cliente, torne-se um cliente que não só consome, mas aprova e indica.

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