
A história da Apple, a empresa mais valiosa e cobiçada do mundo! O que devemos aprender com ela?
Não existe história de empreendedorismo e revolução de mercado igual: a Apple é referência global para qualquer pessoa que sonha em empreender e criar um novo paradigma em seu mercado de atuação.
Mais do que isso, a empresa é a mais valiosa e cobiçada do mundo, com produtos que constantemente mudam a maneira como a indústria de celulares e computadores encara seus processos e modelos de atuação.
Por isso, falar sobre a história desta empresa é falar sobre a maneira como o mercado profissional tem funcionado nas últimas décadas. A história da Apple é uma representação perfeita das mudanças que ocorrem desde os anos 1980 e apontam para o futuro.
Neste texto, o Blog Triplos traz tudo o que você precisar saber sobre esta referência do mercado e o que podemos aprender com o exemplo da Apple. O que podemos trazer para o nosso dia a dia? O que essa história deixa para o futuro?
A origem humilde e revolucionária
A história da Apple começa com três amigos trabalhando em uma garagem. Em 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne trabalharam na criação de seus primeiros computadores, que eram revolucionários por causa do tamanho: eram muito menores que os padrões da época.
A primeira criação do grupo de amigos, que era liderado por Wozniak, chamava-se Apple I. Era a tentativa de levar o computador para a casa das pessoas e promover uma mudança profunda na maneira como a computação era vista.
Porém, os amigos encontraram mais dificuldades do que oportunidades: o mercado não via os computadores pessoais como a revolução para o futuro, e o Apple I não decolou no mercado.
Mudanças e a verdadeira revolução
A história da Apple é marcada por mudanças profundas na trajetória da empresa, e a coragem para arriscar depois de um fracasso. Foi assim que a empresa lançou no mercado o Apple II, buscando o espaço que seu primeiro produto não conseguiu.
Dessa vez, o sucesso veio, e a Apple estava na frente da revolução dos computadores pessoais. Os PCs entraram em todas as casas, e logo escritórios do mundo inteiro passaram a ser compostos de computadores individuais para seus trabalhadores.
Então, entre os anos 1980 e 1990, a Apple cresceu muito, e sua linha de PCs, a Macintosh, foi uma das mais vendidas no planeta. Nesse período, a empresa era comandada por Steve Jobs, mas essa relação não seria positiva para sempre.
Iphone: a revolução eterna de Jobs
Quando anunciou o lançamento do Iphone, em 2007, dificilmente Steve Jobs poderia imaginar o tamanho da revolução que ele e seu produto estavam prestes a lançar. O celular inteligente, com capacidade de funcionar com aplicações modernas mudou o planeta para sempre.
Mais que um celular, o Iphone era um sistema operacional robusto, que abria as portas para um novo mundo. A partir dali os aparelhos telefônicos podiam comportar jogos, aplicativos de vídeo e música e quase todo o tipo de computação moderna.
Esse foi o passo fundamental na história da Apple. Desde então, a empresa segue crescendo em torno do ecossistema do Iphone, com telefones modernos e computadores que seguem um sistema operacional similar e muito bem otimizado para atividades profissionais e de entretenimento.
A Apple após Steve Jobs
Em 2011, Steve Jobs deixou a empresa, e alguns meses depois faleceu. A empresa, porém, manteve-se muito forte e capaz de lidar com essa e outras crises. Isso porque a Apple é baseada em um constante desejo por mudança e inovação, que não depende de nomes.
Nos últimos 11 anos, a empresa tornou-se uma liderança incontestável no mundo dos smartphones, lançando tendências que acabam sendo seguidas por todo o mercado. O mesmo acontece no mundo dos PCs, já que os Macbooks são desejados por profissionais de diversos setores.
A história da Apple demonstra uma constante capacidade de reformulação da rota e busca por ideias que possam revolucionar o mercado computacional. Steve Jobs nunca teve medo de arriscar, e a empresa segue essa regra até hoje!
Lições que devemos aprender com essa história
A história da Apple é cheia de lições que podem ser levadas para diferentes áreas e que têm ramificações claras na vida de qualquer profissional que se identifica com ideais empreendedores.
Sempre busque inovar
A grande lição que a Apple deixa para empreendedores é a busca pela constante inovação e pela melhoria dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Mesmo quando chegou ao topo do seu mercado, a Apple nunca parou de inovar.
Então, nunca sente em um produto mediano, ou que já está um pouco atrasado. Procure trazer novidades, faça aprimoramentos e deixe claro para seus clientes que inovar é uma das marcas de sua empresa. Isso faz muita diferença para a Apple.
Não desista no primeiro fracasso.
A carreira de Steve Jobs foi marcada por percalços e momentos difíceis. Em uma crise vivida pela empresa, Jobs acabou sendo afastado da posição de CEO, fundou uma nova empresa, para poder seguir alguns projetos
Lá, ele trabalhou em novas ideias e melhorias, que poderiam ser aplicadas na Apple. Isso fez com que sua nova empresa fosse adquirida pela sua antiga e ele voltasse a função de CEO. Anos depois, criou o Iphone e solidificou seu nome na história.
Venda seu produto como algo especial
A Apple não esconde que seus produtos são únicos e com um controle de qualidade acima da média. Isso faz muita diferença para seus clientes, e é uma lição que todos devemos aprender. Deixe sua qualidade falar por você!
Uma empresa que se garante e que confia no que faz entrega muita confiança para clientes em potencial e faz com que aqueles que compram o produto voltem para mais e sejam fieis a marca. Essa lição é fundamental para a Apple.
Empresas como a Apple entregam exemplos incríveis para empreendedores e suas lições podem gerar mudanças reais na maneira como você gere sua empresa e sua carreira, portanto sempre esteja atento e curioso a essas histórias!
Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Saiba mais sobre nossos artigos no blog da Triplos Tecnologia: www.Triplos.com.br/blog