
[Tutorial Rápido] Como avançar sua carreira utilizando habilidades de comunicação
Veja dicas de como avançar sua carreira utilizando habilidades de comunicação
A capacidade de manter uma comunicação eficaz e coerente no ambiente profissional é muito importante para quem quer dar passos extra na carreira e subir de patamar dentro e fora da sua instituição atual.
Isso acontece porque a capacidade de gerar relações de qualidade faz muita diferença no mundo corporativo. E ela passa diretamente pela capacidade de manter comunicações ricas e sustentáveis no dia a dia.
Por isso, empresas estão valorizando, cada vez mais, profissionais que demonstram a capacidade de gerar esse tipo de comunicação qualificada. Eles melhoram o ambiente, ajudam na aceleração dos processos e podem mudar a cultura empresarial.
Neste texto, vamos trazer algumas dicas que são fundamentais para quem quer aprimorar suas habilidades de comunicação. Além disso, vamos refletir sobre as vantagens de ser um melhor comunicador no mundo corporativo.
Quais as chaves para a comunicação?
Primeiramente, é importante definir quais são as bases para a definição do que é uma boa comunicação. É preciso ter claro que não é só uma questão de falar muito ou levantar e impor a sua voz.
Ter uma boa comunicação é um processo complexo, que passa pela capacidade de ouvir o outro, de ter empatia com o próximo e de entender qual a melhor rumo para uma troca com alguém que está ao seu redor
O processo comunicacional
A comunicação pode ser definida pela passagem de uma mensagem, que é a informação que se deseja passar, de um emissor para um receptor. Para esse processo ser bem sucedido, é fundamental que seja implementada uma linha inteligente de comunicação.
Porém, a comunicação nem sempre é bem resolvida. Isso acontece porque surgem ruídos, interferências e interrupções, que dificultam a transferência da mensagem e criam problemas entre o emissor e o receptor.
Para melhorar sua capacidade comunicacional você deve focar em melhorar a maneira como você vai transmitir suas mensagens. Por outro lado, você deve aprender a compreender e ouvir o que o outro tem a dizer!
5 dicas para melhorar suas habilidades de comunicação
Evoluir suas habilidades comunicacionais não é fácil, e depende de muita dedicação e cuidado com relação às suas conversas e contatos do dia a dia. Porém, é possível melhorar muitas coisas se você estiver disposto a focar nisso.
Vamos trazer cinco dicas que devem aprimorar a maneira como suas conversas acontecem, garantindo mais eficácia na comunicação e resultados incríveis no dia a dia empresarial.
-
Aprenda a ouvir com atenção e empatia
Todo mundo entende como pode ser frustrante tentar manter uma conversa com alguém que aparenta estar desatento ou sem vontade de engajar de uma forma inteligente e aberta com você. Tente não ser assim com ninguém!
Quando alguém lhe chamar para uma conversa, esteja aberto! Todo mundo tem lições e ideias que podem ser interessantes e ricas, e você precisa estar pronto para ouvir o que eles têm a dizer.
Muitas vezes demonstramos mais empatia e paciência com nosso chefe e pessoas que estão acima da gente, enquanto ignoramos os colaboradores que estão em nosso nível ou mais abaixo. Mudar isso é um belo passo para melhorar sua habilidade de comunicação.
-
Aprimore sua mensagem
A pior coisa que pode acontecer em um ambiente profissional é tentar passar adiante a sua mensagem e não conseguir ser entendido pelo receptor. Isso gera frustração, nos faz perder tempo e pode fazer com que relações profissionais sejam prejudicadas.
A melhor forma de garantir que esse tipo de situação não aconteça com você e trabalhar com muito carinho em sua mensagem. Quando você precisar comunicar algo para alguém, pense antes sobre o que você tem a dizer.
Pratique a conversa, escreva os pontos principais ou até converse com um colega de confiança sobre o tema, para praticar sua comunicação! Se você precisar transmitir a mensagem para um grande grupo, procure fazer isso de uma forma geral e clara.
-
Não fique preso a vícios comunicacionais
Todo mundo tem vícios comunicacionais. São manias e métodos de comunicação que são intrínseca a maneira como conversamos e começam quando ainda somos crianças, e se carregam para toda a nossa vida adulta.
E algumas dessas manias podem estar prejudicando sua habilidade comunicacional. Pode ser que você tenha dificuldade para olhar nos olhos enquanto conversa, ou use muitos palavrões no dia a dia. Você precisa tentar melhorar.
Isso não quer dizer que você deve modificar completamente sua forma de se expressar e de interagir com outras pessoas. Porém, é fundamental que você esteja aberto a mudanças e pronto para superar vícios prejudiciais.
-
Busque resultados conjuntos
As conversas no mundo corporativo devem estar focadas na busca de soluções de problemas e necessidades da empresa e dos colaboradores que estão dentro de uma comunicação. Você precisa evitar a vontade de definir tudo sozinho.
Queremos achar a solução mais rápida ou positiva para nós mesmos, mas isso pode fazer com que não se escute o outro e o que ele tem para adicionar na busca de uma solução na conversa. Isso vai o afastar e prejudicar muito a comunicação.
Por isso, converse sempre de uma maneira aberta a trocas e a mudanças na trajetória da conversa. Estar preso a convicções dominantes nunca é uma boa ideia durante uma conversa, principalmente no universo profissional.
-
Faça perguntas
A última dica tem a ver com a capacidade de ouvir e de entender os outros. É fundamental que você demonstre interesse e uma curiosidade legitima sobre o que a outra pessoa tem a dizer e sobre os acontecimentos que estão sendo relatados.
Para demonstrar isso, você deve fazer perguntas constantes para o seu interlocutor, que aprofundem a história e reforcem o que ele está tentando dizer. Assim, ele sentirá que está em uma conversa ativa, e com alguém que está realmente prestando atenção.
Essas cinco dicas funcionam como um Tutorial Rápido para quem quer melhorar as habilidades de comunicação. A comunicação deve ser vista como uma troca, principalmente no mundo corporativo, portanto esteja aberto para dar e receber!