
5 dicas para arrasar na entrevista de emprego
A entrevista de emprego é o passo principal para a conquista da tão almejada vaga. Muito mais do que o currículo, experiências anteriores ou portfólio, a entrevista é o momento de conhecer o recrutador e mostrar a sua verdadeira personalidade.
Por conta disso, muitas pessoas acabam colocando uma pressão imensa no momento. Entretanto, é preciso e importantíssimo sempre prezar pela tranquilidade, pois é ela que ditará a conversa.
Pensando em ajudar com esta situação tão complicada para muitos, a Triplos Tecnologia separou algumas dicas para arrasar na entrevista de emprego e assim conquistar a almejada vaga.
Como se preparar para uma entrevista de emprego
O primeiro passo que antecede a entrevista de emprego é a apresentação curricular. O documento será a primeira impressão. Por isso, o currículo precisa ser organizado pensando nisso.
Enquanto é aguardado o chamado para a entrevista, é fundamental estudar de maneira aprofundada o histórico da empresa e conhecer o trabalho. Portanto, estar a par é parte importante do preparo para a entrevista.
Além disso, outro item importante é a postura, a vestimenta e a aparência. Não é necessário uma estética padrão. Entretanto, uma boa camisa, uma calça jeans, o cabelo penteado, a barba feita, o perfume.
Todos estes detalhes chamam a atenção do (a) entrevistador (a). Afinal, se a pessoa tem um cuidado consigo, ela, consequentemente, terá um cuidado com o seu próprio trabalho diário.
Dicas para a entrevista de emprego
Para arrasar na entrevista de emprego, é imprescindível seguir cinco dicas excepcionais. Detalhamos sobre cada uma delas para serem aplicadas para a conquista da próxima vaga.
Estude e utilize trejeitos da linguagem corporal
Além de estudar a empresa, é preciso também saber como se portar em uma entrevista de emprego. A avaliação da linguagem corporal também é feita pelos recrutadores, mesmo que intrinsecamente.
Uma dica, por exemplo, é gesticular, mas sempre com a palma das mãos para cima. Outro detalhe, ainda, é manter a postura reta, projetar-se para frente quando falar de si e jamais jogar-se para trás na cadeira.
Converse olhando para a pessoa
Nunca desvie o olhar. Sempre mantenha-se atento ao que a pessoa fala e ouça-a com atenção, sem jamais desviar o olhar. Pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas, mas é uma ação fundamental.
Além disso, mantenha uma conversa calma, sem apressar na fala e respirando com uma boa frequência, para não tornar-se inaudível com palavras umas por cima das outras.
Conte sempre sobre as ideias propostas em empregos anteriores
Uma dica importantíssima para exaltar seus feitos em trabalhos ou projetos anteriores é o de contar as ideias para solução de problemas no local.
- Como sua ideia foi aceita pelos gestores?
- Como ela resolveu o problema?
- Sua ideia ainda permanece sendo executada?
Isso é muito importante para os recrutadores, que não buscam apenas um funcionário, mas um colaborador como um todo para solucionar os problemas enfrentados pela empresa.
Estruture a conversa e faça uma cronologia adequada
Organize a estrutura da conversa e tome formas de trazer a cronologia para o seu lado. Começar contando e se embaralhar nas datas pode fazer a conversa perder a fluidez e assim tornar-se desinteressante.
Não se faz necessário treinar uma entrevista de emprego, mas é sempre fundamental antecipar perguntas para ter as respostas na ponta da língua.
Questione como a empresa poderia se beneficiar contratando alguém com o seu perfil
Por fim, a entrevista de emprego precisa ser encerrada com uma boa impressão. Você, como entrevistado, deverá questionar aos recrutadores: “Como a empresa poderia se beneficiar tendo alguém com meu perfil?”
Tomar a palavra e fazer perguntas é também parte importante do processo seletivo, pois ali há a demonstração efetiva de interesse mútuo.
Após a entrevista feita, como proceder?
Bom, e depois da entrevista de emprego, o que fazer? Esquecer. Se a proposta vier, ótimo. Se não vier, você a esqueceu. Não se deve martirizar por não conquistar o processo seletivo.
É imprescindível entender os prováveis pontos negativos na sua entrevista, no seu currículo ou ainda apenas compreender que, por vezes, há preferência no recrutamento de novos colaboradores.
O importante é não baixar a cabeça, aperfeiçoar-se dia após dia e assim ir atrás constantemente da vaga de emprego almejada.