Precisamos falar sobre Gestão Empresarial - Triplos

Detalhe do blog

Home-Blog-Precisamos falar sobre Gestão Empresarial

Precisamos falar sobre Gestão Empresarial

Compartilhe:

Gestão Empresarial engloba todas as ações e estratégias que são aplicadas a um empreendimento ou negócio.

A gestão empresarial envolve todo e qualquer tipo de ação ou estratégia que aplica-se a um empreendimento. É o ponto de partida para o empresário que quer ver seu negócio crescer e alcançar as metas estabelecidas.

Esse tipo de gestão, como a própria nominação sugere, usufrui dos recursos financeiros, pessoas e estruturas. Isso tudo como forma de aplicar uma organização que envolva todos os setores.

Ao implantar um Sistema ERP, por exemplo, é possível integrar todos os processos de uma empresa em apenas um local. Dessa forma, o software auxiliará a decifrar os melhores caminhos a seguir para tomada de decisões futuras visando o crescimento da empresa.

A partir disso, uma estratégia é montada, estabelecida e esquematizada. Assim, esse conjunto será formatado com o intuito em foco de gerir a empresa a partir de uma interligação entre o todo.

O sistema, assim, é organizado visando melhorar e aprimorar os resultados. Não só isso! A gestão empresarial elabora as estratégias a partir de diferentes partes que compõem o negócio.

Um mercado tão ativo e competitivo como o atual pede que as apostas sejam necessárias para, assim, crescer. A gestão empresarial é o conceito moderno que proporciona segurança, organização e métricas para um empreendimento evoluir.

A importância da Gestão Empresarial

Um empreendimento depende muito da organização empresarial adequada. Tudo isso é premeditado para agregar valor à marca, e, consequentemente, às partes interessadas no crescimento da empresa.

Os chamados Stakeholders (chefes, acionistas, proprietários, clientes, colaboradores) fomentam esse grupo de interessados no crescimento do empreendimento. Posto isso, as decisões precisam acompanhar as rápidas alterações do ambiente/mercado.

Dessa forma, é fundamental manter-se competitivo, ativo e em constante atualização visando o crescimento. A Gestão Empresarial dará esse suporte, abordando dados e estipulando as métricas.

Assim, os diferenciais de competitividade estarão direcionados com o objetivo de manter a empresa atenta em como o mercado se comporta.

Os procedimentos de Gestão empresarial, assim, visam:

  • Uma melhor organização da rotina da empresa;
  • Definir metas correlatas ao momento que se encontra a situação do mercado e da própria empresa;
  • Planejar e executar estratégias definidas;
  • Reduzir gastos desnecessários e apontar investimentos pontuais;
  • Desenvolver a equipe com respectivas lideranças;

Muito além de definir os caminhos a seguir dentro da empresa, a Gestão Empresarial também organiza o que envolve a empresa. Ou seja, clientes, lucro, demandas, venda e etc. Assim, a implementação de um modelo de Gestão só será possível se seguir os oito princípios da gestão de qualidade.

Os oito princípios da gestão de qualidade

Carlos Henrique Pereira Mello definiu, há mais de uma década, os oito princípios para uma gestão de qualidade. Estes são a base para uma gestão empresarial ser tão eficiente, uma vez que ela é inteiramente embasada no que Mello publicou.

Por meio disso, o autor de ISO 9001:2000: sistema de gestão de qualidade para operações de produção e serviços salienta os 8 princípios como:

 

  1. Foco ao cliente para atender suas necessidades;
  2. Liderança com pessoas compenetradas com propósitos e caminhos que uma organização deve seguir;
  3. Envolvimento entre as pessoas e respectivos setores que atuam;
  4. Abordagem de processo para que alcance o resultado desejado com maior eficiência;
  5. Abordagem sistêmica para gerir e, assim, coordenar ações inter-relacionadas;
  6. Melhora contínua de acordo com as demandas, avaliando a situação do mercado no momento;
  7. Abordagem factual com o intuito de manter a empresa atualizada com o que acontece para a futura tomada de decisões;
  8. Benesses mútuas para aprimorar e melhorar a relação com fornecedores, acionistas e clientes;

Técnicas para melhorar a Gestão empresarial

Então, enquanto você lia este artigo já notava como sua empresa precisa de uma gestão empresarial adequada para crescer. Pois bem, agora chegou a hora de pôr em prática.

As técnicas de utilização facilitarão ainda mais as tomadas de decisão e os próximos caminhos a seguir.

Transparência no projeto

Ao delimitar um projeto, a empresa tem que ter ciência de que ele não pode ser confidencial. Ele precisa ser aberto a todos os setores.

Essa ideia aprimora e aproxima cada um dos integrantes do empreendimento. Faz com que as decisões tenham mais do que uma ou duas vozes no poder da decisão.

Gestão dos resultados organizacionais

Esse tipo de técnica impera que todos os funcionários estejam engajados nas metas, e não no processo. Mas, como conseguir isso?

Simples, basta integrar a equipe, abrir espaço para diálogos, delimitar objetivos claros e engajar a equipe de trabalho visando o aumento da produtividade.

Quer entender ainda mais como elaborar um projeto de Gestão empresarial de sucesso? Mantenha-se atento ao nosso blog e acompanhe nossas postagens.

 

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário