O Software ERP e a mudança de paradigma na empresa - Triplos

Detalhe do blog

Home-Blog-O Software ERP e a mudança de paradigma na empresa
triplos tecnologia e softwa erp de gestão empresarial e mudança de paradigma na empresa

O Software ERP e a mudança de paradigma na empresa

Compartilhe:

Empresas precisam mudar. Essa primeira frase impactante pode soar como um desafio. Uma previsão. Ou até mesmo uma provocação.

Contudo, sim! As empresas precisam mudar ao longo dos seus anos. Faz parte do processo de evolução a adoção de novas estratégias, de novos investimentos e de novos integrantes para a equipe.

Muito além disso, porém, está a associação à tecnologia, e em como ela pode somar junto à empresa.

Linkedin e Triplos Tecnologia software erp de gestão empresarial3

Software ERP e a sua importância na empresa

Dentro desse universo tecnológico de possibilidades de investimento está o software ERP. Ou também conhecido como software de gestão empresarial .

Para chegar nesse artigo, com certeza você já tem uma breve experiência sobre os software de gestão. Entretanto, vamos falar do que vai além das suas funções e atribuições dentro da empresa.

Um software ERP é capaz de mudar tudo. Provocar uma verdadeira revolução. Isso porque o sistema vai além do que nós, meros mortais, conseguimos ver.

E isso não é um demérito nosso. Longe disso! No entanto, é um mérito de um sistema, programado por humanos, para ajudar humanos.

Por que, então, perder essa oportunidade de ver nosso empreendimento, nosso investimento, nossa dedicação sem corresponder ao potencial que tem?

Como o software ERP mudou vidas e empresas

O software ERP é capaz de mudar empresas. Mudar empresas significa mudar vidas. Já imaginou proporcionar maior comodidade aos colaboradores, aos fornecedores e aos clientes?

É tudo uma verdadeira bola de neve (no bom sentido), no qual tudo tem uma relação direta entre si.

Um sistema de integração de setores, customizável e capaz de organizar toda uma empresa. Além disso, proporcionar tomadas de decisões mais seguras a partir de uma mensuração de resultados.

Enfim, é uma mudança imensa. Uma mudança profunda, que vai além do que enxergamos. É muito mais do que sentimos, e do que colocamos em prática.

Afinal, tudo torna-se uma consequência da implementação. Isso porque, tem-se:

  • Acesso rápido à informação;
  • Dados expostos de forma limpa;
  • Integração de setores;
  • Organização interna;
  • Contato prático com fornecedores;
  • Automatização dos serviços aos clientes;

Apenas com essas vantagens básicas, a empresa já é capaz de atingir um outro patamar. Um paradigma diferente do presente. Uma mudança sentida e significativa.

Capaz, assim, de mudar a visão do ponto de vista da organização de quem lidera, de quem colabora, de quem consome e de quem fornece.

Um novo cenário que se apresenta. Uma nova visão de quem lidera sobre o próprio empreendimento. Dos pequenos detalhes, que, por vezes, impediam o crescimento.

Afinal, você sabe o que pode estar impedindo sua empresa de decolar? Talvez o software ERP tenha essa resposta.

Um novo patamar sucedido do investimento

Por que fala-se em um outro patamar após investimento em um software ERP para a empresa? Pois bem, há alguns fatores diretamente interligados entre investir no software ERP e a mudança da empresa.

A começar pela forma de organização. Ela muda completamente, pois há o que chamamos de interligação de setores da empresa.

Essa interligação proporciona diversas mudanças na rotina da empresa. É prático citar algumas, como:

  • Emissão prática de notas fiscais com geração de obrigações, de contas a pagar, contas a receber, baixa de estoque, alimentação do fluxo de caixa e outros;
  • Controle eficiente do estoque, desde aquilo que sai, entra ou precisa ser reposto;
  • A Gestão contábil da empresa é facilitada, de modo que as obrigações fiscais são atendidas de forma completa;
  • Evita o retrabalho e conflito de informações;

Cada uma dessas quatro mudanças têm seu peso dentro da empresa. Entretanto, atemo-nos ao item 4, principalmente.

O conflito de informações é algo que acontece muito dentro de uma empresa. Vamos supor, por exemplo, que o setor financeiro informa um valor que não condiz com o que o setor de vendas informou.

Consequentemente, nota-se que esses dois valores conflitantes também não condizem com o que é referente no estoque. E agora? O que fazer? Qual a solução para solucionar?

O retrabalho é imenso até descobrir quem, de fato, informou o valor que gerou o conflito. Dentro do software ERP esse é um problema corrigido já na raiz do problema.

Isso porque todas as informações de um setor já estão dispostas a outro. Sendo assim, há a independência dos setores, mas, na mesma medida, há a dependência e o trabalho entre eles.

Além de evitar retrabalhos futuros, proporciona uma facilidade maior de comunicação, para, assim, evitar possíveis erros e corrigir mais rapidamente caso alguma baixa tenha sido questionável.

Conversas e recomendações sempre em pauta

A recomendação do software ERP se dá pela necessidade. Do que a empresa precisa? Quais os pontos a corrigir? Onde concentrar-se para melhorar?

Com a possibilidade de customizar módulos, torna-se prático compreender onde deve-se investir. De forma geral, as recomendações partem de um estudo prévio de onde a empresa tem pecado.

Isso porque, em muitos casos, o setor financeiro está indo muito bem, enquanto o setor de vendas não. Assim, concentrar-se em um pode auxiliar indiretamente o outro.

Dessa maneira, as recomendações partem de uma conversa prévia para compreender o universo da empresa. Afinal, do que sua empresa precisa atualmente?

Por que apostar em um software ERP?

Além de ser uma aposta de baixo risco, o software ERP remodela tudo o que se entende por gestão empresarial.

De modo a garantir uma melhor organização interna, facilitação na comunicação externa e o oferecimento de um atendimento mais eficiente ao cliente, o ERP auxilia o gestor a automatizar serviços que pode (e precisam) ser automatizados.

Para concentrar-se no que realmente deve ter a atenção do líder. Para proporcionar dados limpos e específicos à equipe. Para auxiliar na gestão fiscal.

Com o intuito de não perder; com o objetivo de ganhar. O software ERP é a possibilidade de um salto da empresa que ainda comete erros que a atravanca em um nível.

É o degrau acima. Para que, sob um novo horizonte, novos frutos sejam coletados.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!
Não deixe de seguir a Triplos Tecnologia no Linkedin, clique aqui!

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário