O que é empreendedorismo e ser um empreendedor? - Triplos

Detalhe do blog

Home-Blog-O que é empreendedorismo e ser um empreendedor?
o que é empreendedorismo? Triplos software erp

O que é empreendedorismo e ser um empreendedor?

Compartilhe:

Empreendedorismo pode ser definido como um novo termo na língua portuguesa. Ele não existia há alguns anos, e ultimamente tem sido frequentemente salientado e destacado.

Mas o conceito ainda fica um pouco vago para muitas pessoas. Afinal, o que é o empreendedorismo? Bom, para entender o conceito de empreendedorismo, é fundamental antes conhecer quem está por trás.

O empreendedor já existe antes mesmo da palavra empreendedorismo entrar no vocábulo cotidiano. O que então faz de uma pessoa uma empreendedora? Quais as características de um empreendedor?

O que é um empreendedor?

Empreendedor é aquela pessoa com um olhar diferente. Ele enxerga, promove e vê as brechas necessárias para iniciar uma nova oportunidade de negócio. Ele se arrisca, e coloca em prática; em ação, aquilo que planejou.

É bastante comum imaginar que o empreendedorismo está geralmente ligado a uma ideia inovadora dentro do mercado. Contudo, isso passa longe de caracterizar uma ideia empreendedora.

Os profissionais empreendedores destacam-se por buscar sempre o aperfeiçoamento, a melhora, a evolução e, acima de tudo, o diferente. Ou seja, não é necessariamente o empreendimento diferente e inovador, mas a ação com a ideia.

O número de empreendedores no Brasil cresce vertiginosamente, mas ainda há dúvidas sobre como é a atuação de um empreendedor. Afinal, o número majoritário ainda é de microempresas e pequenas empresas.

Assim, a ideia principal envolvendo o empreendedorismo é focar em estratégias criativas e diferenciadas. O intuito é entregar valor ao cliente e uma nova forma de enxergar e apresentar um mesmo produto em alta.

Características de um empreendedor

  • Deve estar sempre se aperfeiçoando e estudando;
  • Nota as oportunidades ao seu redor para apresentar o diferente;
  • Ignora o primeiro erro, não baixa a cabeça e segue em frente;
  • Tira lições do primeiro erro para acertar na próxima oportunidade;
  • Capacidade de liderança para ordenar as melhores estratégias de negócio;
  • Entende que o trabalho deve ser com foco na qualidade e na eficiência;
  • Estabelece metas e não teme riscos;
  • Trabalha com independência, diferenciando a vida pessoal da vida profissional;
  • Busca iniciativas para alcançar resultados;
  • É 100% comprometido com seu trabalho para crescer;

Afinal, o que é empreendedorismo?

Empreendedorismo, portanto, é a capacidade que uma pessoa possui de identificar problemas e enxergar oportunidades. Por meio disso, ela desenvolve soluções pontuais, e investe na criação de algo que vai solucionar um problema da sociedade.

Por esse motivo empreendedorismo pode não ter qualquer relação com o empresário, mas com o empreendedor. Empreender é ter iniciativa por meio de uma empresa ou projeto que gere impacto nas pessoas.

O empreendedorismo, assim, preenche lacunas que envolvem problemas a serem solucionados. Com ideias inovadoras, e enxergando as possibilidades, o empreendedor encontra meios para alcançar os objetivos.

Portanto, o empreendedorismo vai muito além do conceito de mercado, pois empreender é uma ação que procurar ajudar a sociedade.

A Triplos apoia o pequeno, médio e grande empreendedor

De modo a garantir que soluções sempre sejam apresentadas à sociedade, a Triplos apoia integralmente o pequeno, o médio e o grande empreendedor. Além de solucionar muitos problemas, o empreendedor tem uma participação muito importante na sociedade.

Afinal, é ele que movimenta o mercado, tanto econômico, como também de trabalho. Dessa maneira, tudo gira em torno da ação daqueles que se arriscam no improvável, para entregar o melhor a quem precisa.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário